Carro voador eVTOL: Brasil deve fabricar até 2026
Negócios

Carro voador eVTOL: Brasil deve fabricar até 2026

Carro voador eVTOL , segundo a Embraer, junto à sua subsidiária Eve Air Mobility, escolheu Taubaté (SP) como local para a primeira fábrica de montagem da aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical eVTOL

Inicialmente, em 2024, a Eve fará uma campanha de teste. Mas, ainda neste segundo semestre de 2023, a empresa vai montar o primeiro protótipo. Além do carro, a subsidiária desenvolve a rede de serviços e suporte e tecnologia para o tráfego aéreo.

Recentemente, a Nidec Corporation do Japão, dona da joinvilense Embraco, que já teve como presidente Ernesto Heinzelmann, CEO da Heinzelmann Consultoria Empresarial, se juntou a Embraer em um acordo para estabelecer a empresa de “joint venture” chamada Nidec Aerospace LLC, para desenvolver peças para veículos voadores.

O objetivo é desenvolver Sistemas Elétricos de Propulsão para o setor aeroespacial, unindo expertises em áreas distintas das engenharias de ambas companhias.

Carro voador eVTOL

Já o local da fábrica para a construção do carro voador eVTOL foi escolhido pelo fácil acesso a rodovias, diz comunicado da Embraer:

“Outra vantagem significativa é a localização próxima à sede da Embraer em São José dos Campos, da equipe de engenharia e recursos humanos da Eve, o que facilitará o desenvolvimento e a sustentabilidade de novos processos de produção, aumentando a agilidade e a competitividade da empresa.”

Além disso, o eVTOL possui alcance de 100 quilômetros e usa asas fixas, rotores e propulsores. Ele deve ser usado como táxi aéreo. E a principal diferença dele para um helicóptero é o uso de eletricidade ao invés de combustível de aviação, reduzindo o impacto ambiental.

Manutenção barata

Pensando em ser um veículo ainda mais acessível, com manutenção mais barata e preço mais baixo, a fabricante afirma que uma passagem nesse transporte deve custar o dobro do que uma corrida com carro de aplicativo no mesmo trajeto, variando de cidade para cidade.

eVTOL e helicópteros

Apesar de parecer um helicóptero, ele não é. Confira abaixo os pontos que diferem ambos veículos de pouso e decolagem vertical:

Em vez de motores a combustão tradicional, o eVTOL é projetado para usar motores elétricos, proporcionando voos sem emissão de carbono. Essa é uma das principais diferenças do helicóptero, que utiliza querosene ou gasolina de aviação como combustível.

*Foto: Reprodução/br.ign.com/tech-3/111716

Postagens relacionadas

Ernesto Heinzelmann mediará palestra de Maílson da Nobrega na Expogestão

Município Assessoria

Profissionais de logística: confira 5 habilidades essenciais

Município Assessoria

Famtour de turismo: Sebrae e Joinville Convention Bureau se unem

Município Assessoria

Cláudio Salituro comenta desenvolvimento das startups logtechs

Município Assessoria

Logística e incentivos locais: Startups escolhem cidade de Curitiba

Município Assessoria

Embraco lança soluções eletrônicas integradas

Município Assessoria