Financiamento para construção: o que é e como funciona?
Economia

Financiamento para construção: o que é e como funciona?

Financiamento para construção é uma modalide de empréstimo que algumas instituições promovem; saiba melhor

Muitas pessoas desejam construir a própria casa ao adquirir um terreno, por exemplo. Neste caso, o financiamento para construção é uma opção para viabilizar este sonho. Ele é a opção perfeita para quem não tem todo o dinheiro para a reformar um bem, comenda Miguel do O Facilitador, empresa especializada em renegociação de dívidas.

O que é o financiamento para construção?

O financiamento para construção é uma modalidade de empréstimo que algumas instituições promovem com o intuito de auxiliar o contratante na construção de imóveis ou outros projetos.

Porém, não se trata de um empréstimo tradicional, como o crédito pessoal ou consignado. É um pouco diferente. Em suma, essa modalidade libera os valores conforme o andamento da obra. Isso porque é necessário alcançar determinados estágios na obra física para que, só então, as novas liberações sejam autorizadas.

Portanto, a pessoa que pega essa modalidade de empréstimo paga apenas pelo que foi utilizado até o momento, o que ajuda a fazer um controle eficaz de gastos e garantir que o dinheiro, disponibilizado por financiamento, seja empregado de maneira consciente e eficiente durante toda a obra.

Como solicitar o financiamento

Neste caso, as instituições financeiras oferecem financiamentos para construção, mas com algumas condições para contratação. Apesar de cada uma ter as próprias regras, alguns processos se repetem.

De modo geral, a solicitação dessa modalidade de financiamento funciona da seguinte forma:

Escolha da instituição financeira

No momento de solicitar este tipo de financiamento para construção, faça uma pesquisa detalhada e compare todas as opções disponíveis.

Entre a comparação, considere estes fatores:
  • taxa de juros oferecidas;
  • condições de pagamento;
  • requisitos necessários;
  • reputação e confiabilidade da instituição.

Sendo assim, a escolha correta pode fazer diferença ao longo de todo o processo de construção, uma vez que pode garantir um suporte adequado, além de condições financeiras favoráveis aos contratantes.

Banco Santander

Entre as instituições que oferecem este tipo de financiamento está o Banco Santander, que criou a modalidade Construção Fácil aos clientes, gerando a oportunidade de financiar suas obras em até 100% do valor necessário.

Além disso, uma das vantagens desse financiamento é a possibilidade de utilizar o saldo do FGTS para abater parte da dívida.

O Construção Fácil também permite a realização de obras no valor máximo de até R$ 500 mil, proporcionando aos clientes flexibilidade e suporte financeiro para concretizar seus projetos de construção.

Análise de crédito

O próximo passo é se submeter a uma análise de crédito. A instituição escolhida vai avaliar a sua capacidade financeira e histórico de crédito para saber se é ou não elegível para tal financiamento.

Uma análise de crédito considera vários fatores:

  • renda;
  • histórico de pagamentos;
  • dívidas existentes;
  • contas em seu nome;
  • demais aspectos financeiros relevantes.

Portanto, é de vital importância estar com as contas em ordem para que o processo de análise seja mais simples e rápido.

Comprovação da propriedade

Antes da aprovação final, algumas instituições podem exigir a comprovação da propriedade do terreno ou imóvel. Então, tenha em mãos os documentos que comprovem a posse do terreno, como escrituras, matrículas atualizadas, entre outras opções.

Aprovação e contratação

Após a análise de crédito e comprovação do imóvel, o contratante vai, provavelmente, receber uma proposta de financiamento para construção da instituição financeira.

Nessa fase, é fundamental revisar todas as condições oferecidas e estabelecidas no contrato, para que não haja dúvida ou futuras contestações, para só assinar o contrato.

Liberação dos recursos

Após todos esses trâmites descritos acima, os valores são liberados conforme o andamento da obra, como deve ser estabelecido no contrato.

Acompanhamento da obra

Por fim, durante todo o processo de construção, a instituição pode realizar vistorias para fazer o acompanhamento da obra, e visualizar ainda se a obra esta progredindo de fato conforme o que foi estipulado em contrato.

Vantagens do financiamento para construção

Este modelo de financiamento oferece uma série de vantagens, tornando-a uma opção atrativa para quem deseja realizar projetos de construção, reforma ou ampliação de imóveis, etc. Por exemplo:

  • flexibilidade de pagamento: é permitido que o contratante pague conforme o andamento da obra, evitando desperdício de dinheiro;
  • é possível utilizar o saldo do FGTS para abater parte da dívida, reduzindo o montante financiado e, também, as parcelas mensais;
  • há uma maior liberdade para construir conforme as necessidades e preferências do contratante, garantindo que o imóvel seja personalizado;
  • pode haver valorização do imóvel ao longo do tempo e, por meio disso, um retorno financeiro futuramente;
  • algumas instituições financeiras fornecem suporte durante todo o processo de construção, garantindo que tudo esteja dentro das normas e regulamentações;
  • existem condições especiais oferecidas pelos financiamentos para construção, como prazos estendidos e taxas de juros atrativas, tornando o processo mais vantajoso financeiramente.

*Foto: Reprodução/https://br.freepik.com/fotos-gratis/tiro-completo-homem-e-mulher-em-pe-na-escada_25186491.htm#fromView=search&page=1&position=16&uuid=905c17c3-a493-4430-97c7-bcf78d047fc3

Postagens relacionadas

Programa Jovem Aprendiz da CSN abre vagas em Volta Redonda

Município Assessoria

Azul vai operar trecho de aeroporto de BH a Fort Lauderdale

Município Assessoria

Miniweddings ditam tendência na cidade maravilhosa

Município Assessoria

 Legislação fiscal e contábil: Um desafio constante

Município Assessoria

São Leopoldo perde segundo shopping da cidade

Município Assessoria

Renan Lemos Villela, advogado, fala sobre os desafios do direito tributário

Município Assessoria