Profissionais de logística podem vivenciar um segmento importante e estruturado dentro da economia nacional
Atualmente, o setor de logística é um dos mais importantes e estruturados dentro da economia nacional. De acordo com o levantamento divulgado pelo Instituto de Logística Supply Chain (ILOS), a área movimenta anualmente em torno de R$ 1,5 trilhão e é formada por mais de 12 milhões de profissionais. Mas apesar desses números tão expressivos, a tendência é de que o segmento siga em franca expansão no Brasil.
Neste cenário, surgem também as logtechs, que são startups de logística que tem a tecnologia como seu diferencial. A maioria delas vendem seus serviços para outras empresas (B2B). De acordo com Cláudio Salituro, empresário e investidor da Redefrete diz, por exemplo, que “o sucesso do crescimento da startup passa pelo bom relacionamento e complementaridade de habilidades e objetivos comuns entre os investidores e os fundadores da empresa, participamos das reuniões regulares com os fundadores para discutir progresso, desafios e estratégias sem interferir no operacional”.
Profissionais de logística
Já para o COO e fundador da Levo, Murilo Campos, empresa que fornece a principal solução de gestão operacional e financeira para operadores logísticos no Brasil, preparou 5 habilidades essenciais para os profissionais de logística que pretendem progredir na carreira ou até mesmo ingressar no mercado logístico. Confira a seguir.
1 – Visão global e estratégica
Um profissional logístico precisa ter a capacidade de compreender e saber avaliar o trabalho desenvolvido dentro de toda a cadeia de suprimentos. E quanto maior o nível de entendimento, melhor será o impacto e a eficiência das estratégias executadas, revela o especialista.
2 – Organização e planejamento
A logística é um setor em que o índice de erros e imprecisões necessita estar sempre próximo do zero. Sendo assim, fatores como organização e planejamentos assertivos são fundamentais para garantir uma gestão competente. “Uma roteirização eficiente para otimização do transporte e gestão de estoques de forma adequada são habilidades importantes para evitar faltas de produtos, além de falhas nas entregas”, destaca Campos.
3 – Resolução de problemas
Assegurar a fluidez de toda a operação logística é o grande desafio de qualquer profissional do segmento. Portanto, saber identificar e lidar com os contratempos que surgem no dia a dia são competências essenciais. Apesar de manter uma gestão organizada e eficaz, é humanamente impossível evitar que aconteçam complicações. “É nesse momento de adversidade que a pessoa tem uma boa oportunidade para ganhar destaque ao apresentar as capacidades de reconhecer e solucionar os problemas”, diz o COO da Levo.
4 – Dinamismo e proatividade
Já o dinamismo e a proatividade são características cruciais em um operador de logística. Isso porque é necessário que o profissional lide com as demandas em constante mudança e encontre respostas eficientes para os desafios logísticos.
Em suma, ser dinâmico reflete em ser ágil, adaptável e ajustar estratégias diante de variações na demanda, alterações nas rotas ou problemas climáticos. Contudo, ser proativo envolve também antecipar gargalos na cadeia de suprimentos e buscar constantemente melhorias para otimizar processos, reduzir custos e elevar a eficácia das operações, explica Campos.
5 – Habilidade com novas tecnologias
Por fim, é preciso destacar que o setor de logística convive com constantes transformações graças às novas tecnologias. Elas também são responsáveis por trazer mais eficiência e velocidade a todo o processo logístico. E essas plataformas são fundamentais para diminuir custos operacionais e assegurar a satisfação do cliente.
*Foto: Reprodução/