Cine PE 2023 chega a sua 27ª edição, com quatro mostras competitivas e sessões fora da competição; festival ocorre entre 4 e 9 de setembro
O Cine PE – Festival do Audiovisual chega a sua 27ª edição entre os dias 4 e 9 de setembro, no Teatro do Parque. Na última quinta-feira (27), a organização divulgou a programação, que traz diversos filmes em quatro mostras competitivas, com entrada gratuita.
Nos últimos anos, a cena local pernambucana vem se destacando cada vez mais. Prova disso é que em 2019, o Cinema São Luiz focou apenas em produções independentes do estado nordestino.
Cine PE 2023
O Cine PE 2023 trará a Mostra Competitiva de Longas-Metragens, com seis títulos, entre ficção e documentário. São eles: “Frevo Michiles”, de Helder Lopes (PE); “Porto Príncipe”, de Maria Emília de Azevedo (RJ); “Agreste”, de Sérgio Roizenblit (SP); “Ijó Dudu, Memórias da Dança Negra na Bahia”, de José Carlos Arandiba “Zebrinha” (BA); “Chumbo”, de Severino Neto (MT); e “Entrelinhas”, de Guto Pasko (PR).
Fora da competição, a Mostra Hors-Concours exibe, na noite de abertura do festival, o filme de ficção “Ainda Somos os Mesmos”, de Paulo Nascimento (RS). O drama épico estrelado por Edson Celulari e Carol Castro remonta a realidade catastrófica de 1973, quando o Chile sofre um golpe de Estado e vê ceifada sua democracia.
Além disso, o festival de cinema inclui pela primeira vez a Mostra Paralela de Curtas-Metragens Nacionais – Sessão Matinê em sua programação. As exibições serão realizadas no Cinema do Porto, no dia 7 de setembro. Os curtas “A Última Vez Que Saímos do Armário”, “Apocalipses Repentinos”, “Bizarros Áudios”, “Contraplano”, “Geração Cinemateca”, “Papel de Parede” e “Quem Me Quer?” integram a seleção.
E também fora da competição, a Mostra Infantil ocorre nos dias 18 e 19 de setembro, no cinema do Teatro do Parque. Serão exibidos os filmes “Sapatinho Vermelho e os Sete Anões”, de Hong Sung-Ho, e “Ainbo – A Guerreira da Amazônia”, de Richard Claus e José Zelada.
Seminários
No dia 6 de setembro, será promovido o seminário “Juventude Empreendedora e Sustentabilidade”, mediado pelo economista Cristovam Buarque (DF) e com participação de Arthur Covatti (SP), Cícero Aragão (RS) e Victor Hill (CE). Já no dia 8, o produtor e advogado Henrique Freitas media o debate “A Importância dos Direitos Autorais para a Economia do Audiovisual”, que conta também com a presença do chefe da Arrecadação de Direitos Audiovisuais da Argentores (Sociedad General de Autores de la Argentina), Marcelo Nastri, além de Victor Drummond (RJ) e Thiago Dottori (SP). Os dois encontros serão realizados no Beach Class Convention, em Boa Viagem, às 14h, e terão entrada gratuita.
Para conferir a programação completa, com datas e horários, basta acessar o site oficial do evento.
*Foto: Reprodução/Flickr (Danilo Souto Maior / Secult PE – Fundarpe – flickr.com/photos/fundarpe/51887674914)