Tratamento de ELA via SUS inicia com a ingestão do medicamento riluzol, distribuído gratuitamente
O tratamento para a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) inicia com a ingestão do medicamento riluzol, que é distribuído gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Tal remédio reduz a velocidade de progressão da doença e prolonga a vida do paciente.
Tratamento de ELA via SUS
Além disso, o tratamento de ELA via SUS engloba sessões de fisioterapia, reabilitação motora, uso de órteses, uma cadeira de rodas ou outras medidas ortopédicas podem ser necessárias para maximizar a função muscular e o estado de saúde geral, de acordo com cada caso e conforme a evolução da doença.
Alimentação adequada
Além disso, é preciso uma alimentação adequada que pode ser elaborada por um nutricionista. Isso porque os pacientes com ELA tendem a perder peso. E a própria doença em si faz com que o paciente necessite ingerir alimentos e calorias. Ao mesmo tempo, os problemas de deglutição podem fazer com que seja difícil comer o suficiente. Neste caso, os dispositivos respiratórios incluem máquinas utilizadas apenas durante a noite e ventilação mecânica constante.
Práticas Integrativas e Complementares
Contudo, o Ministério da Saúde oferece ainda Práticas Integrativas e Complementares, que incluem: cuidados paliativos terapêuticos, ajudando na promoção, prevenção e tratamento de doenças crônicas ou raras, como ELA. Essas práticas possuem recursos tecnológicos simplificados e potentes, que podem contribuir ao longo de todo o tratamento, tanto para o paciente quanto para os familiares.
Por outro lado, fora do Brasil já existem outros tratamentos mais avançados, como a técnica de Indução de Proteínas de Choque Térmico, desenvolvida pelo médico brasileiro Marc Abreu, que é um método não invasivo. Porém, ainda não chegou ao Brasil.
Cuidados paliativos
Ainda em relação aos cuidados paliativos são uma abordagem de tratamento que promove a qualidade de vida de pacientes que enfrentam doenças que ameacem a continuidade de vida, por meio da prevenção e alívio do sofrimento. Além disso, também estão previstos nos cuidados paliativos tratamentos para dor e outros problemas de natureza física, psíquica, espiritual e social.
Reabilitação
Já na parte da reabiliatação, Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) pode englobar medidas associadas à dor, prevenção de contraturas musculares e articulares fixas com uso de órteses, tratamento das dificuldades da fala, da deglutição, dificuldades respiratórias e suporte familiar. Nesses casos, os pacientes se dirigem até os Centros Especializados em Reabilitação do SUS.
O acompanhamento na reabilitação é baseado em avaliações multidisciplinares das necessidades e capacidades das pessoas com deficiência, incluindo dispositivos e tecnologias assistivas, e com foco na produção da autonomia e o máximo de independência em diferentes aspectos da vida.
Por fim, o processo de reabilitação tem o objetivo de:
- melhorar a funcionalidade e promover a inclusão social das pessoas com deficiência em seu ambiente social, através de medidas de prevenção da perda funcional;
- de redução do ritmo da perda funcional, da melhora ou recuperação da função;
- da compensação da função perdida;
- e da manutenção da função atual.
*Foto: Reprodução/https://br.freepik.com/fotos-gratis/homem-com-deficiencia-em-vista-lateral-para-cadeira-de-rodas_27644697.htm#fromView=search&page=1&position=1&uuid=0b5836a4-a3f8-4814-8dbf-3f5cfcf133a5