Câmara Municipal de Várzea Grande celebra 74 anos de trajetória
História

Câmara Municipal de Várzea Grande celebra 74 anos de trajetória

Câmara Municipal de Várzea Grande, em seus primeiros anos de fundação, realizava suas sessões em uma modesta casa na Avenida Couto Magalhães; e por não ter recursos suficientes para construção de sua sede própria, havia constantes mudanças

No dia 25 de julho de 1949, a Câmara Municipal de Várzea Grande foi instalada. Naquela época, os cinco primeiros vereadores do município foram: Benedito Gomes da Silva, Manoel Santana do Nascimento, João Nepomuceno de Magalhães, Júlio Domingos de Campos e Generoso Tavares.

Câmara Municipal de Várzea Grande – primeiros anos

Nos seus primeiros anos de fundação, a Câmara Municipal de Várzea Grande realizava suas sessões em uma modesta casa na Avenida Couto Magalhães.  E por não ter recursos suficientes para construção de sua sede própria, havia constantes mudanças.

Presidente do Legislativo

Vale destacar que o primeiro presidente da história do Legislativo várzea-grandense foi Benedito Gomes da Silva. Já a primeira lei aprovada pelos vereadores foi a 01/50 que cria a seção de estradas e rodagens. Desde então, foram mais de 5111 leis aprovadas pela Câmara Municipal. O atual presidente do Legislativo, o vereador Pedro Paulo Tolares – Pedrinho, agradece a todos parlamentares que já passaram pelo parlamento.

“Cada um tem sua parcela de contribuição para o desenvolvimento de Várzea Grande. Fico feliz e orgulhoso por também fazer parte da história do nosso Legislativo como servidor, vereador e presidente.”

Década de 40

Além disso, vale dizer que a década de 1940 foi decisiva para o encaminhamento de Várzea Grande rumo ao progresso. Isso porque nem a 2ª Guerra Mundial nem os anos restantes da ditadura foram obstáculos para o crescimento do terceiro distrito de Cuiabá. Nesta época, a região já não recebia a fiscalização e o controle da Prefeitura da Cidade Verde, que não se interessava por Várzea Grande. Prova disso é que antes era tudo feito pelo Estado e nunca pelo Executivo Municipal cuiabano.

Instalação definitiva

Em dezembro de 1992, ocorreu a instalação efetiva da Câmara no atual Palácio Benedito Gomes da Silva.

Novos tempos

Por fim, os novos tempos, realidades e necessidades podem surgir. Sendo assim, a Câmara Municipal estará na vanguarda dos acontecimentos. Mas jamais deixará de ser a Casa do Povo várzea-grandense.

*Foto: Reprodução/Site oficial da Câmara Municipal de Várzea Grande

Postagens relacionadas

Igreja da Chapada da Natividade tem apoio para ser preservado

Município Assessoria

Festa do Tropeiro de Ibatiba tem lei promulgada

Município Assessoria

Conheça as igrejas do Centro Histórico de Goiás-GO

Município Assessoria

Navio da Revolta da Armada será estudado por decisão do Iphan

Município Assessoria

Museu Campos Gerais participa da Primavera dos Museus

Município Assessoria

Museu do Ipiranga antecipa reabertura

Município Assessoria