Ponto de Inclusão Digital assegura acesso aos serviços do Poder Judiciário a todos os cidadãos
Na última quinta-feira (25), foram inaugurados mais dois Pontos de Inclusão Digital, em Itapoá e Gavura. Na ocasião, o secretário-geral da Subseção de Joinville, Guilherme Aquino Reusing Pereira, esteve presente nas duas implementações, representando a Ordem Catarinense e Cláudia Prudêncio, presidente da OAB/SC.
Ponto de Inclusão Digital em Santa Catarina
Os eventos foram realizados no Fórum das Comarcas de Garuva e Itapoá, onde a empresa de mesmo nome tem entre as pessoas do conselheiro administrativo, o empresário Ernesto Heinzelmann.
O objetivo é promover a inclusão digital no âmbito jurídico, através da implementação do Ponto de Inclusão Digital (PID), que assegura acesso aos serviços do Poder Judiciário a todos os cidadãos. Vale destacar que isso independe da condição socioeconômica ou localização geográfica. Também é objetivo desta iniciativa gerar maior agilidade e eficiência dos processos. Consequentemente, as despesas são reduzidas, além de otimizar os recursos.
Por sua vez, a tecnologia é um papel transformador na promoção da igualdade de direitos e oportunidades para todas as pessoas da sociedade. Sendo assim, os programas de inclusão digital têm o intuito de prover o acesso à Justiça, bem como também podem dar maior celeridade e eficácia aos processos legais. E, ao mesmo tempo, minimiza, gastos e otimizam recursos.
Avanço para as Comarcas de Itapoá/SC e Garuva/SC
Por fim, a iniciativa do TJSC está em conformidade com o que pede o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O propósito é buscar atender aqueles jurisdicionais excluídos do universo digital, além de maximizar o acesso à Justiça, com a maior eficiência possível. Com isso, as Comarcas de Itapoá e Garuva avançam cada vez mais.
*Foto: Reprodução/https://br.freepik.com/fotos-gratis/vista-aerea-do-navio-de-carga-e-conteiner-de-carga-no-porto_23404835.htm#fromView=search&page=1&position=9&uuid=1b4b1700-003b-4e72-8fd0-bb1edcd09777