Professor regente da prefeitura de Juiz de Fora: Retomada de concurso
Concursos Públicos

Professor regente da prefeitura de Juiz de Fora: Retomada de concurso

Professor regente da prefeitura de Juiz de Fora teve concurso aberto em 2021

Em 10 de dezembro de 2021, a Prefeitura de Juiz de Fora publicou o edital para realização de Concurso Público de Provas e Títulos destinado ao preenchimento de vagas do quadro de servidores da Secretaria de Educação do Município de Juiz de Fora e à formação de cadastro de reserva para o cargo de Professor Regente A (PR-A). Foram abertas 343 vagas, além de formação de cadastro de reserva.

Professor regente da prefeitura de Juiz de Fora

O concurso para professor regente da prefeitura de Juiz de Fora é formado por quatro etapas:

  • Prova objetiva e de múltipla escolha, de caráter classificatório e eliminatório;
  • Prova discursiva, de caráter classificatório e eliminatório;
  • Prova prática, de caráter eliminatório;
  • Avaliação de Títulos, de caráter classificatório apenas.

Início dos problemas

A prova objetiva foi realizada conforme previsto. No entanto, ao ser divulgada a lista de candidatos aprovados para a prova discursiva, os problemas se iniciaram.

Primeiramente, em relação à classificação para realização da prova prática, o edital do concurso dispõe, como critério, os seguintes pontos:

5.1 A Prova Objetiva de Múltipla Escolha, de caráter classificatório e eliminatório, abrangerá os conteúdos programáticos constantes do Anexo I deste edital e terá a seguinte distribuição: Classe: Professor Regente A (PR-A) DISCIPLINA NÚMERO DE QUESTÕES PONTOS POR QUESTÃO

(…)

PONTUAÇÃO MÁXIMA 80 pontos

(…)

5.4 Será considerado aprovado o candidato que obtiver, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) de aproveitamento dos pontos da Prova Objetiva de Múltipla Escolha.

(…)

5.11.1 A prova será aplicada em data a ser oportunamente publicada no endereço eletrônico www.consulplan.net, e serão convocados os candidatos aprovados na prova objetiva, na forma do item 5.4, classificados até a 8 (oito) vezes o número de vagas para cada categoria de concorrência, considerados os empatados na última posição.

É possível concluir que candidatos com pontuação maior ou igual a 40 pontos na Prova Objetiva e que se classificassem entre os 2.192 primeiros da etapa em questão e candidatos empatados na última posição poderiam prestar a Prova Discursiva.

Prova prática

Além disso, para o candidato ser classificado para a prova prática, o edital prevê o seguinte:

5.12 A Prova Discursiva terá caráter classificatório e eliminatório e será avaliada na escala de 0 (zero) a 20 (vinte) pontos.

5.13 Serão considerados aprovados apenas os candidatos que obtiverem o percentual mínimo de 50% (cinquenta por cento) de aproveitamento nos pontos da referida prova.

(…)

5.15 Para efeito de pontuação serão considerados os seguintes elementos de avaliação:

(…)

TOTAL DE PONTOS: 20 pontos

(…)

7.2 Será aplicada prova prática aos candidatos aprovados e classificados na prova discursiva, nos termos do item 5.15 dentro de até 4 (quatro) vezes o número de vagas para cada área e critério de concorrência, considerados os empatados na última posição.

Da mesma forma, o texto esclarece que candidatos com pontuação maior ou igual a 10 pontos na Prova Discursiva e que se classificarem entre os 1.096 primeiros da etapa em questão, além dos candidatos empatados na última posição, poderiam prestar a Prova Prática.

Banca examinadora – regra diferente

Porém, a banca examinadora do concurso utilizou uma regra diferente para classificação dos candidatos, violando o edital.

No ato contínuo, foram interpostos vários recursos administrativos e, em seguida, ações judiciais questionando os critérios utilizados. Por esse motivo, o concurso foi suspenso em 05 de outubro de 2022 e assim permaneceu até o dia 16 de agosto de 2023, quando a Prefeitura divulgou a retomada do certame juntamente com a lista de candidatos convocados para realização da Prova Prática.

Por fim, nesta lista, verifica-se que constam os candidatos aprovados conforme critério utilizado pela banca examinadora e aqueles candidatos que recorreram judicialmente e tiveram decisão favorável quanto à classificação, uma vez que, como é sabido, o edital é a regra do concurso.

*Foto: Reprodução/br.freepik.com/fotos-gratis/mao-com-pena-sobre-o-formulario-de-aplicacao_1129098

Postagens relacionadas

Edital do concurso TCM SP está em ajustes finais

Município Assessoria

Prefeitura de Coronel Fabriciano MG abre concurso para 66 vagas

Município Assessoria

Prefeitura de Cafarnaum BA retifica edital de concurso e estende inscrição

Município Assessoria

Cremern divulgará em breve edital para vagas de níveis médio e superior

Município Assessoria

Concurso PGE AL: até dia 16 de julho deve sair o edital para procurador

Município Assessoria

Prefeitura de Araçoiaba da Serra reabre inscrições para seleção na área de saúde

Município Assessoria