Pré-Caju 2023: evento movimenta cadeia produtiva do turismo
Turismo

Pré-Caju 2023: evento movimenta cadeia produtiva do turismo

Pré-Caju 2023 já resulta em uma ocupação de 100% em alguns hotéis; segmento de agentes de viagens tem expectativa de aumento de 30% e bares e restaurantes já contratam trabalhadores temporários

O Pré-Caju movimenta, desenvolve e aquece o turismo em Sergipe. Isso porque o evento abre a temporada do verão. Trata-se da maior prévia carnavalesca do país que potencializa a cadeia produtiva do setor, à medida que a capital, Aracaju, onde o evento ocorre, registra aumento na ocupação da rede hoteleira, no segmento de agências de viagens e de bares e restaurantes. Além disso, com a chegada de turistas de vários estados brasileiros impulsiona também os segmentos de taxistas, de postos de combustíveis, entre outros. Neste ano, o Pré-Caju acontece de sexta-feira, 3, a domingo, 5, e será realizado mais uma vez na Orla da Atalaia.

Evento Pré-Caju 2023

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), reconhece o potencial do Pré-Caju 2023 de incrementar o setor turístico e o apoia. A expectativa da organização do evento é de que cerca de 300 mil pessoas participem da festa este ano. Diante disso, o secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, avalia que Aracaju vai fervilhar de turistas e visitantes nos próximos dias. “Nossa capital receberá gente vinda dos quatro cantos do Brasil, que lota nossos hotéis, usufrui dos bares e restaurantes e também aproveita para conhecer outros roteiros turísticos, além da nossa Orla da Atalaia, que é uma das mais bonitas do país. Com isso, empregos e renda são gerados nos mais diversos segmentos da cadeia produtiva do turismo”, analisa Marcos Franco.

Taxa de ocupação

Segundo o levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Sergipe (ABIH/SE), a taxa de ocupação da maioria dos hotéis já está em 100%. A expectativa dos hoteleiros reflete o sucesso do Pré-Caju e o reconhecimento do evento como um dos mais importantes do calendário turístico da região. A movimentação econômica gerada durante a festa contribui para o crescimento da economia local, estimulando investimentos e fortalecendo a infraestrutura turística.

Impulsionando outros roteiros

Além disso, a cadeia produtiva do turismo também tem outros segmentos beneficiados, a exemplo de agências de viagens, empresas de transporte, guias e prestadores de serviços turísticos em geral. Todos possuem um aumento significativo na demanda por serviços, o que resulta em mais empregos e maior circulação de dinheiro na economia local.

Segundo o presidente da Abav/SE, Ravisson Souza, a expectativa é de que haja um acréscimo de até 30% no segmento de agências de viagens. Esse aumento promove a contratação de trabalhadores temporários. “A probabilidade é de que aumente de 10% a 15% o número de empregos. E o melhor: há a possibilidade de esses empregos se tornarem fixos”, considera.

Mais segmentos beneficiados

Contudo, na opinião do secretário executivo do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo no Estado de Sergipe (Sindipese), Maurício Cotrim, toda essa movimentação que engloba o Pré-Caju traz de forma muito positiva um impulsionamento para a economia. “O revendedor, principalmente os que estão próximos de onde acontece a festa, se preparam já para poder conseguir atender de uma maneira mais eficiente esse cliente que vem de outros estados, que vai estar transitando não só para a festa, mas também nas redes hoteleiras. Isso é visto de uma maneira muito positiva que, com certeza, agrega muito para a economia, trazendo aí geração de renda e uma movimentação importante para o comércio local”, opina.

*Foto: Reprodução/

Postagens relacionadas

Descarte de baterias e pilhas de modo sustentável: Veja os endereços

Município Assessoria

Maria-fumaça de 1927 proporciona viagem no tempo

Município Assessoria

Ações turísticas entre Rondônia e Mato Grosso: saiba mais

Município Assessoria

Piscinas naturais de Maragogi (AL) têm acesso proibido

Município Assessoria

Festival Gastronômico de Ubatuba começa nesta semana

Município Assessoria

Estruturação turística no litoral Norte de SP recebe recurso federal

Município Assessoria