Ações turísticas entre Rondônia e Mato Grosso visa a promoção de troca de experiências e fortalecer o turismo como um todo, com foco em desenvolvimento econômico e geração de renda
No fim de fevereiro, o secretário Adjunto de Turismo de Mato Grosso, Jefferson Moreno, apresentou a estrutura da Seadtur. Trata-se do potencial turístico do estado e as ações desenvolvidas pela pasta para o superintendente estadual de turismo de Rondônia, Gilvan Pereira Júnior e ao coordenador de ações turísticas, Willian Souza do Carmo.
Ações turísticas entre Rondônia e Mato Grosso
As ações turísticas entre Rondônia e Mato Grosso parte do princípio de uma visita técnica dos gestores. O objetivo aqui é a troca de experiências entre os dois estados, com foco aos setores de ecoturismo e pesca esportiva.
Segundo o superintendente:
“Queremos trabalhar de forma agregada no setor de turismo, trazer nossa experiência e levar os cases de sucesso que Mato Grosso tem como modelo. Sabemos que o Estado possui ecoturismo forte, se destaca em pesca esportiva, mas queríamos saber mais sobre as ações realizadas pelo governo do Estado, no segmento.”
Além disso, o gestor considera que para a concretização de ações conjuntas o ideal é se reunir e identificar um modo de alavancar pautas que vão favorecer a ambos.
Fortalecimento do turismo como um todo
De acordo com Gilvan, o plano é fortalecer o turismo como um toso, com foco em desenvolvimento econômico e geração de renda.
“Temos crescido bastante em Rondônia nessa área e sabemos o quanto Mato Grosso tem potencial e conhecimento técnico de gestão turística. Podemos, de mãos dadas, fazer o turismo crescer e tornar o setor mais pujante e promissor.”
Condução do turismo em Mato Grosso
Segundo o secretário Jefferson Moreno, houve um interesse do representante do estado vizinho em acompanhar de perto como é conduzido o turismo de Mato Grosso:
“Estamos prontos para receber quem deseja conhecer Mato Grosso e apresentar como é coordenado o turismo no nosso Estado. É bom saber que o trabalho realizado aqui tem despertado interesse de outros estados e está se tornando referência, é sinal de que estamos trilhando o caminho certo.”
A visita técnica também incluiu a Chapada dos Guimarães (Parque Nacional de Chapada e Lago de Manso) e Nobres (local de turismo de pesca).
Também participaram da reunião o secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso em exercício, Anderson Lombardi e a equipe da Seadtur.
*Foto: Reprodução/SEDEC – MT