festival de curitiba homenageia clarice lispector
Cultura

Festival de Curitiba homenageia Clarice Lispector

Neste ano, Lispector completaria 100 anos e será lembrada em dois espetáculos do Festival de Curitiba

Neste ano, a escritora Clarice Lispector completaria 100 anos e para marcar a data, a 29ª edição do Festival de Curitiba, que ocorre entre 24 de março e 5 de abril, terá dois espetáculos baseados em sua obra.

Espetáculos baseados em Clarice Lispector

A primeira peça traz a atriz Denise Stoklos, com “Abjeto-sujeito: Clarice Lispector por Denise Stoklos”. Já o segundo espetáculo é o musical “A hora da estrela ou o canto de Macabéa”, protagonizado por Laila Garin.

Em “Abjeto-sujeito: Clarise Lispector por Denise Stoklos”, terá sua estreia dentro do festival. Nesta montagem, a atriz aborda as condições social e humana da autora. A obra conta com músicas interpretadas por Elis Regina, que marcam o decorrer da exibição.

Já no musical “A hora da estrela ou o canto de Macabéa” tem como base a obra de Lispector “A hora da Estrela”, que narra a história da datilógrafa alagoana Macabéa. O espetáculo também traz em cena as interpretações de Claudia Ventura e Claudio Gabriel. A peça é dirigida por André Paes Leme.

Antunes Filho e Lispector

Além de Clarice Lispector, o Festival de Curitiba também marcará a estreia de um espetáculo baseado em texto inédito do diretor Antunes Filho, que faleceu em maio de 2019. Criado por Luiz Päetow, “Sodomagomorra: Antunesfilho” contém histórias da obra do diretor e dramaturgo, que completaria 90 anos em 2020. A ainda traz no elenco os atores Cacá Carvalho, Nena Inoue, Christian Malheiros, entre outros convidados.

Mesmo perfil

Apesar desta edição contar com peças baseadas no trabalho de Lispector e texto inédito de Antunes Filho, o perfil do evento, criado em 1992, se mantém o mesmo, de acordo com o diretor e idealizador do Festival de Curitiba, Leandro Knopfholz, em entrevista ao jornal O Globo:

“O festival tem essa tradição. Não tem nada especificamente que seja diferente dos outros anos. É um festival que tem a beleza de sempre se manter semelhante.”

Já a curadoria do festival é assinada por Guilherme Weber e Marcio Abreu e trará ainda mais 400 atrações, o que inclui espetáculos internacionais, exibidos em cerca de 70 espaços da capital do Paraná e da Região Metropolitana.

A mostra teatral abre com a peça “Eu de você”, estrelada por Denise Fraga e dirigida por Luiz Villaça. O enredo é uma seleção de histórias reais, realizada em conjunto com pessoas da plateia. O objetivo da obra é debater sobre um mundo em que as relações e os afetos estão mais complexos ainda.

Emicida como ator

Para o idealizador do festival, há outra participação que chamará a atenção do público. Trata-se do rapper Emicida. Por ser algo inusitado e “inesperado em um festival como este”. A apresentação do músico integra a turnê de seu novo disco, “AmarElo”.

A programação internacional trará montagens de nove países, entre os quais: Chile, Colômbia e Portugal. O destaque vai para a peça argentina “Potestad”,escrita por Eduardo Pavlovsky em 1985 e que será encenada pela primeira vez no Brasil. O enredo aborda a ferida ainda aberta no destino dos desaparecidos na ditadura militar do país. O espetáculo conta a história de um médico repressor que se passa pelo pai de uma criança roubada.

Ingressos

A mostra teatral possui ingressos de até R$ 80, e também com opções de espetáculos gratuitos. Todos eles estão disponíveis em pontos de venda do ParkShoppingBarigüi e do Shopping Mueller, e poderão ser adquiridos pela internet a partir deste fim de semana.

29.º Festival de Curitiba acontecerá entre os dias 24 de março e 5 de abril.

Fonte: O Globo

*Foto: Divulgação / Silvana Marques

Postagens relacionadas

Cidade das Artes: nova presidente quer abrir espaço para conteúdo próprio

Município Assessoria

Programação cultural no Ceará: Municípios receberão vans adaptadas

Município Assessoria

Curta em realidade virtual brasileiro vence Primetime Emmy Awards

Município Assessoria

Sesi Botucatu recebe nesta sexta (18) peça de teatro infantil

Município Assessoria

Credores rejeitam plano e juiz decide sobre falência da Livraria Cultura

Município Assessoria

Fiesp exibe mostra de gravuras de art noveau do artista Alfons Mucha

Município Assessoria