Programação cultural no Ceará conta com duas rotas aprovadas pela Secult Ceará; projeto MovCEU circulará por 19 municípios de até 20 mil habitantes
A Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) aprovou, junto ao Ministério da Cultura (MinC), dois projetos (rotas) de MovCEU — iniciativa que integra o programa “Territórios da Cultura”. Trata-se de vans adaptadas para programação cultural que circulará em municípios cearenses com menos de 20 mil habitantes. De acordo com o MinC, a previsão para a entrega dos veículos é ainda em 2024.
Programação cultural no Ceará
Para ocorrer a programação cultural no Ceará, os veículos têm a capacidade de se transformarem em equipamentos culturais, como bibliotecas, estúdio de produção audiovisual, cinema de rua e palco para apresentações diversas, entre outras possibilidades de uso cultural.
Duas rotas
Duas rotas receberão o projeto. A primeira fará a região “Sertão de Canindé, Sertão Central e Maciço de Baturité”. Sendo assim, todos os meses, o MovCEU circulará pelos municípios de Madalena, Choró, Itapiúna, Capistrano, Aratuba, Mulungu, Guaramiranga, Pacoti e Palmácia.
Já a segunda rota fará o Sertão de Crateús e Sertão de Sobral e circulará pelos municípios de Monsenhor Tabosa, Catunda, Hidrolândia, Pires Ferreira, Varjota, Reriutaba, Graça, Pacujá, Mucambo e Cariré.
“As rotas criadas e aprovadas pela Secult Ceará possibilitam o intercâmbio cultural entre os municípios que serão contemplados. Por se tratar de veículos móveis, há a possibilidade de circulação em diferentes bairros e comunidades dessas localidades, ampliando o acesso dos cearenses a atividades de formação, fruição e produção cultural. Além disso, o projeto se conecta com outras políticas da Secretaria, como pontos de cultura, mestres e mestras da Cultura, escolas livres e territórios quilombolas, indígenas e assentamentos”, afirma o chefe de gabinete da Secult Ceará, Viana Júnior.
Atendimentos
Além disso, os veículos assegurarão que cada município seja atendido por, pelo menos, uma vez por mês, estando apto para atender localidades urbanas e rurais, com famílias de baixa renda.
*Foto: Reprodução/https://www.instagram.com/p/C5jPhpZrIqQ/?img_index=1