Espaço Z: Patrimônio histórico em Resende é reinaugurado
História

Espaço Z: Patrimônio histórico em Resende é reinaugurado

Espaço Z, conhecido como espaço de cidadania, cultura e lazer, já vinha sofrendo com problemas estruturais antes da intervenção

Na quinta-feira (18), a Prefeitura de Resende inaugurou a obra que beneficiou um patrimônio histórico da cidade. O Espaço Z, situado no Centro de Resende, passou por uma reforma geral. Com isso, o espaço ganhou uma reinauguração, com a presença de autoridades municipais e com entrada aberta ao público.

Espaço Z em Resende

De acordo com a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, os trabalhos no local trouxeram como benefício a troca do porcelanato, pintura de todo o espaço, troca de carpete, instalação de forro acústico, manutenção e troca das portas do banheiro, além de decoração com paisagismo na entrada do Espaço Z.

O prefeito da cidade, Diogo Balieiro Diniz ressaltou que a reforma englobou mudanças que melhoraram a estrutura do espaço que é utilizado pela cultura e que também é um local de lazer da população. Além disso, quando a cidade enfrenta baixas temperaturas, o espaço recebe pessoas em situação de rua e também armazena doações da população.

O espaço carrega muita história da cidade pelo fato de receber reuniões importantes. O prefeito explica que com certeza o local está sendo bem cuidado.

Problemas estruturais

Vale dizer também que ante da reforma, o Espaço Z enfrentava problemas estruturais, como goteiras. Agora, todos esses problemas foram devidamente solucionados com a reforma.

Patrimônio Histórico

O Espaço Z, conhecido como um galpão com atividades culturais, fica em um prédio próximo do Terminal Rodoviário Urbano. O edifício foi construído no início do século XX para funcionar como um local de cultura e lazer. Porém, nunca chegou a cumprir seu objetivo tendo sido fábrica de passamanaria, mercado de tropeiros e cooperativas de produtores.

O galpão cultural é de estrutura metálica, assim como a estrutura do telhado. Apenas fachada frontal ainda é original. Atualmente, ele abriga atividades culturais e recebeu o nome de Espaço Z.

*Foto: Reprodução/https://www.instagram.com/p/C5626scOb3q/?img_index=2

Postagens relacionadas

Restauração em Itu: Talento e transformação auxilia jovens vulneráveis

Município Assessoria

Santuário de Nossa Senhora da Piedade: aprovado tombamento em Pará de Minas

Município Assessoria

Mostra sobre Antonio Dias segue até março no MAM-SP

Município Assessoria

Primeira fábrica de vagões ferroviários do país ganha exposição

Município Assessoria

Hospital Colônia Itapuã se torna patrimônio histórico e cultural do RS

Município Assessoria

Saiba mais sobre a história do Museu da Casa Brasileira

Município Assessoria