Restauração em Itu: Talento e transformação auxilia jovens vulneráveis
História

Restauração em Itu: Talento e transformação auxilia jovens vulneráveis

Restauração em Itu ajuda jovens que trabalham em 12 estações da Paixão de Cristo na cidade e as exibem na Igreja de São Luís Gonzaga

No coração de Itu, cidade com 413 anos de história e um rico patrimônio cultural, nasce um projeto social inspirador. Dedicado a preservar e celebrar as riquezas do passado, ao mesmo tempo também oferece oportunidades a jovens em situação de vulnerabilidade social. É o que propõe a Oficina Escola de Artes e Ofícios de Itu, implantada em 2006, com a nobre missão de ensinar o ofício da restauração de edificações históricas a adolescentes entre 14 e 17 anos incompletos.

A cidade de Itu, no interior paulista, possui uma histórica rica e fascinante. Hoje, o local possui 235 imóveis tombados e 30 fazendas históricas dos séculos XVIII e XIX, que acrescentam ainda mais à herança cultural dessa cidade.

Restauração em Itu

Além disso, oferece um cenário para o desenvolvimento das habilidades de restauração em Itu, proporcionando oportunidades para os jovens que participam do projeto.

Uma das primeiras turmas do Oficina Escola restaurou 12 estações da Paixão de Cristo. Após a restauração, essas peças ganharam um lugar de destaque nas paredes da Igreja de São Luís Gonzaga, pertencentes ao 2º Grupo de Artilharia de Campanha (2º GAC) – Regimento Deodoro, sediado em Itu. Outro feito foi a restauração de uma mesa de 1890 feita de cedro rosa, que pertenceu ao Colégio São Luís de Itu. Atualmente, essa peça está em exibição no Museu do Regimento Deodoro, cuja sede histórica serve como canteiro escola para os aprendizes do Oficina Escola de Itu.

Sobre as oficinas

As oficinas do projeto estão alojadas no interior do Quartel de Itu, graças à colaboração do Exército Brasileiro. Esta parceria exemplifica o compromisso do projeto com a inclusão social de adolescentes carentes e seu preparo para o mercado de trabalho.

Os adolescentes que participam do projeto recebem uma bolsa-auxílio mensal. Porém, para isso precisam estar matriculados em escola pública e manter uma frequência de 90% nas atividades do projeto. A grade curricular abrangente aborda disciplinas essenciais, como Educação Patrimonial, Marcenaria e Restauro de Bens Móveis, e História da Arquitetura, mas também oferece aulas práticas em ferramentas modernas, como Sketch Up – Modelagem Arquitetônica, AutoCad 2D, e Marketing, preparando os alunos para o mercado de trabalho contemporâneo.

O que dizem os jovens da oficina

Renato da Silva Machado, compartilhou sua jornada de transformação. “Eu nunca tinha aberto um computador. Não tinha noção nenhuma, mas com as aulas de AutoCad 2D, por exemplo, hoje eu consigo ‘ler’ um projeto gráfico, e isso foi um diferencial na conquista do meu atual trabalho no setor de construção civil”. Renato destaca que, apesar das exigências serem rigorosas, a oportunidade oferecida pelo Oficina Escola se revelou inestimável. “Participar do projeto era bem difícil. Hoje atuando no mercado de trabalho é que percebo o real significado da oportunidade. Sou muito grato”, comenta.

Oficina Escola de Artes e Ofícios de Itu

O Oficina Escola de Artes e Ofícios de Itu preserva o patrimônio histórico e cultural da cidade e ajuda a construir jovens talentosos, oferecendo-lhes as habilidades necessárias para o mercado de trabalho e uma chance de superar as adversidades.

*Foto: Reprodução/br.freepik.com/fotos-gratis/fabrica-industrial-com-maquinario-antigo_13422680

Postagens relacionadas

Santuário de Nossa Senhora da Piedade: aprovado tombamento em Pará de Minas

Município Assessoria

Mariana planeja semana santa com necessidade de renovação

Município Assessoria

Museu do Ipiranga antecipa reabertura

Município Assessoria

Câmara Municipal de Várzea Grande celebra 74 anos de trajetória

Município Assessoria

Bortoleto abre vantagem sobre Martí, com 36 pontos

Município Assessoria

Feira de São Joaquim pode se tornar patrimônio cultural imaterial

Município Assessoria