Santuário de Nossa Senhora da Piedade
História

Santuário de Nossa Senhora da Piedade: aprovado tombamento em Pará de Minas

Objetivo de tombar Santuário de Nossa Senhora da Piedade é assegurar a preservação do ponto religioso que é um dos principais atrativos turísticos da cidade

O Santuário de Nossa Senhora da Piedade, em Pará de Minas, está em processo de tombamento pelo Patrimônio Histórico. Trata-se da primeira edificação modernista tombada na cidade, de acordo com a presidente do conselho do Patrimônio Histórico, Cleysi Mara Pinto de Souza.

“Já havia um inventário, que é a primeira medida de proteção, desde 2001, ou seja, já existia um interesse antigo em tombar o Santuário. Para mim, é um ícone da cidade, que faz parte da identidade e da memória de todos que moram aqui.”

Santuário de Nossa Senhora da Piedade

Além disso, iniciativa de tombar o Santuário de Nossa Senhora da Piedade busca assegurar a preservação de um dos pontos religiosos e turísticos mais importantes da cidade.

Reforma

Atualmente, a Igreja passa por obras de reforma na parte externa para a troca das pastilhas que revestem o Santuário. O administrador da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade, padre Antônio Carlos, disse que a melhoria irá preservar a originalidade da construção que neste ano completou 50 anos de história.

“Tudo que fizermos terá como objetivo principal a conservação da originalidade do Santuário. E o tombamento certamente contribui para essa preservação, já que, além da Paróquia, o Conselho também estará atento ao que for feito.”

As pastilhas que darão vida nova ao Santuário são da mesma fábrica das antigas, completou o padre.

“É algo providencial, já que a fábrica ainda existe, porém não produz mais esse modelo de pastilha. No entanto, eles concordaram em fazer uma certa quantidade para nós, suficiente para a substituição.”

Tombamento

A Secretária Municipal de Cultura e Comunicação Institucional, Andréia Xavier Paulino, afirmou que o tombamento e a parceria com a paróquia pertence a Diocese de Luz.

“Precisamos manter vivas a cultura e a história de Pará de Minas. Nós, enquanto poder público, acreditamos ser fundamental preservar o nosso patrimônio.”

Por fim, todos os trâmites que envolvem o processo de tombamento serão acompanhados pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

*Foto: Reprodução

Postagens relacionadas

Conheça o turismo rural e histórico das fazendas do Vale do Café

Município Assessoria

Conheça os sítios arqueológicos da Serra da Capivara (PI)

Município Assessoria

Turismo ferroviário tem dificuldades de se manter na pandemia

Município Assessoria

Museu Parque Histórico: confira a mostra “A Vida Antes da Imigração”

Município Assessoria

Salvaguarda do Carimbó: Integrantes e Iphan elaboram próximos passos

Município Assessoria

Bossa Nova se torna Patrimônio Histórico e Cultural Imaterial do RJ

Município Assessoria