Meta do governo de Poá
Política

Meta do governo de Poá é estabilizar finanças

Meta do governo de Poá e envolve medidas de contingência e de gestão responsável e transparente

A administração municipal de Poá chega aos primeiros 100 dias de governo. E embora tenha atingido tal marca durante um dos piores momentos da história de Poá, por causa da pandemia de Covid-19 e da crise econômica da cidade, a prefeita Marcia Bin avalia a sua gestão como positiva. Isso porque várias medidas de contingência foram adotadas visando uma melhor política financeira do município para, posteriormente, recolocar a cidade de volta no caminho do desenvolvimento.

Meta do governo de Poá

De acordo com a prefeita, há uma série de ações deste período para chegar à meta do governo de Poá

“A falta de gestão nos últimos quatro anos, somada ao problema da pandemia, levaram o município à beira da maior crise financeira da sua história. Neste período tivemos que adotar medidas drásticas. Foi um verdadeiro choque de gestão com o objetivo de fazer com que a cidade se adeque a sua nova realidade econômica.”

Decreto nº 7.731/2021

Dentre as medidas citadas pela chefe do poder Executivo, está o decreto de nº 7.731/2021. Ele determina estado de calamidade financeira na cidade, além da revisão de diversos contratos, devolução de prédios e equipamentos locados, rescisão de contratos não essenciais, diminuição do quadro de comissionados e a diminuição de secretarias. Além disso, houve ainda a redução de 20%, dos subsídios da prefeita, vice-prefeito e secretários municipais, assim como dos vencimentos dos servidores comissionados, conforme o decreto nº 7.732/2021.

“Estamos ajustando a máquina pública e ‘cortamos na própria carne’, ou seja, realizamos uma reorganização estrutural da administração municipal, reduzimos salários e revisamos inúmeros custos com o objetivo de avaliar se era ou não necessário mantê-los. O problema é que, em virtude da pandemia, os resultados destas medidas estão demorando mais a aparecer. O fechamento dos comércios por causa do Plano São Paulo, também afetou os cofres públicos, já que a arrecadação do ISSQN (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza) foi afetada.”

Situação ainda é preocupante

Marcia Bin diz que a situação ainda é preocupante e que se nada for feito, a saúde financeira de Poá entrará em colapso até o fim deste ano.

“Algumas pessoas cobram o fato de o nosso governo não ter iniciado obras, por exemplo, mas é importante frisar que estamos focados na reorganização do município. Iniciar uma obra, sabendo que não tem recursos para concluí-la, como foi feito em relação a nova alça do viaduto, por exemplo, é falta de responsabilidade, e não é assim que trabalhamos. Queremos o melhor para Poá e para isso acontecer é preciso uma gestão responsável, transparente e que respeita o dinheiro público.”

Obras

As obras de infraestrutura e recuperação do asfalto nos bairros Jardim Nova Poá, Cidade Kemel e Jardim Itamaraty, que se encontravam paralisadas desde dezembro de 2020, foram retomadas pelo atual governo.

Os serviços abrangem intervenções como recapeamento asfáltico das referidas vias, serviços de drenagem das águas pluviais e implantação de muro de contenção em córregos e revitalização das calçadas.

Segurança

Por outro lado, a Guarda Civil Municipal (GCM) de Poá apresentou crescimento no registro de ações, segundo o balanço do 1º trimestre de 2021. Entre janeiro e março deste ano, foram 3.089 ocorrências registradas pela corporação.

Prova disso é que entre janeiro e março houve um aumento de 189%. Entre os principais trabalhos estão: estacionamento e patrulhamento preventivo, atendimento da Lei Maria da Penha, averiguação de denúncias e perturbação do sossego.

Por fim, de acordo com a secretária de Segurança Urbana, Marlene Sant’Anna, isso representa o trabalho atuante em prol da segurança pública.

“Desde o início do atual governo, os agentes de segurança se sentiram mais amparados e respaldados pela administração municipal e, por isso, eles têm se doado mais e os números representam essa entrega.”

*Foto: Reprodução

Postagens relacionadas

CE investiga contrato entre Clin e Fundação de Educação de Niterói

Município Assessoria

Maranhão declara Toada de Humberto de Maracanã patrimônio imaterial

Município Assessoria

Semcaspi retoma distribuição de cestas básicas no Piauí

Município Assessoria

Hospitais de Niterói sem aval dos Bombeiros são investigados

Município Assessoria

Créditos de carbono em operações: Porto Itapoá será o primeiro porto do país a incluir

Município Assessoria

Projetos de origem parlamentar: Executivo transforma em lei em SC

Município Assessoria