Com a inclusão de créditos de carbono em operações, o Porto Itapoá tem se destacado no cenário empresarial, demonstrando seu compromisso com a transição energética
Uma importante iniciativa lançada pela empresa Porto Itapoá, que tem como conselheiro administrativo o empresário catarinense Ernesto Heinzelmann, é o Projeto de Neutralização de Carbono, em parceria com o Grupo Ambipar, para compensação de emissões de carbono dos clientes.
Sendo assim, a empresa será o primeiro porto do Brasil a possibilitar a inclusão de créditos de carbono em suas operações.
Créditos de carbono em suas operações
O projeto deve começar ainda neste ano e vai permitir aos clientes do terminal que comprem créditos de carbono para compensar as emissões de suas operações afirma o diretor de Operações, Tecnologia e Meio Ambiente do Porto Itapoá, Sergni Pessoa Rosa Jr.
“Estes créditos, advindos de conservação florestal ou de reflorestamento, são certificados pela Ambipar”, explica.
Pioneirismo no mercado de carbono
Vale destacar que ao assumir o pioneirismo no mercado de créditos de carbono, o Porto Itapoá oferece uma possibilidade nova, que deve afetar toda a cadeia logística.
Captação de energia solar
Além disso, o Porto Itapoá também está em fase de desenvolvimento de um projeto para captação de energia solar, com placas já instaladas para o estudo específico de incidência de luz solar em Itapoá.
Por fim, Rosa Jr. explica o seguinte:
“Os dados que temos disponíveis hoje dizem respeito à macrorregião em que estamos localizados, por isso precisamos entender melhor as particularidades dessa fonte de energia no nosso município.”
*Foto: Reprodução/br.freepik.com/fotos-gratis/trabalho-em-equipe-para-projeto-de-meio-ambiente_13105259