Luz da Cemig
Economia

Luz da Cemig: reajuste foi adiado pela segunda vez pela Aneel

Luz da Cemig será discutida em 21 de junho; agência espera conclusão do processo de capitalização da Eletrobras para calcular o percentual do reajuste

Na terça-feira (7), os diretores da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiram, por unanimidade, adiar pela segunda vez o reajuste na conta de luz dos clientes da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).

Reajuste da luz da Cemig

Todavia, a Aneel afirma que o novo adiamento é necessário para dar tempo de incluir medidas de mitigação do impacto tarifário no cálculo do reajuste. Isso inclui o processo de capitalização da Eletrobras, uma vez que após a privatização, está previsto que a companhia faça aporte de R$ 5 bilhões à Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), fundo do setor elétrico.

Em suma, esse dinheiro pode ser usado para minimizar o reajuste das contas de luz. E tal estratégia será utilizada no caso da Cemig. Vale lembrar que recentemente a companhia de energia mineira concluiu a venda de sua participação na Renova Energia para a AP Energias Renováveis, do CEO Alberto Guth.

Nem todas as distribuidoras se beneficiaram

Em contrapartida, outras distribuidoras de energia não tiveram o mesmo benefício de economia. Em 2022, a Aneel tem aprovado reajustes tarifários que chegam a 24%.

De acordo com o diretor substituto Giácomo Bassi, responsável pelo processo de reajuste tarifário da Cemig, o adiamento é preciso, por conta da “iminência da conclusão das ações que impactam os processos tarifários”.

Ele disse ainda que o processo de capitalização está avançado “ao ter o registro de oferta pública de distribuição de ações, com início de negociação na B3 previsto para junho de 2022″.

Devolução de créditos tributários

Contudo, a Aneel também conta com a devolução de créditos tributários, pagos a mais pelos consumidores, para abater o reajuste da Cemig.

De acordo com o contrato, o reajuste da Cemig deveria entrar em vigor a partir de 28 de maio. Porém, na ocasião, a agência postergou a decisão por 15 dias – prazo encerrado na terça.

Vale destacar que o adiamento também foi um pedido da própria distribuidora. Atualmente, a Cemig atende 8,8 milhões de unidades consumidoras em Minas Gerais.

Decisão daqui duas semanas

Daqui duas semanas, no dia 21 de junho, a Aneel voltará a discutir o tema. Até lá, continua vigente a tarifa determinada em 2021.

Como funciona o reajuste

Os reajustes nas tarifas de energia ocorrem anualmente e variam conforme cada distribuidora. Geralmente, acontecem no aniversário de contrato de cada distribuidora, com exceção de quando há a “revisão tarifária periódica”.

O objetivo é repassar ao consumidor a alta dos custos das empresas. Mas os reajustes precisam ser aprovados pela Aneel.

*Foto: Reprodução

Postagens relacionadas

Eventos no Rio de Janeiro movimentam economia da cidade

Município Assessoria

Fiscalização dos novos tributos criados podem gerar conflitos na reforma tributária

Município Assessoria

Setor naval de Niterói cresce 87% em meio à pandemia

Município Assessoria

Brasil pode participar de novo arranjo de globalização

Município Assessoria

Cartão SOU+ Cidadão é agilidade e economia para os residentes de Diadema

Município Assessoria

Empresas do Simples: Atenção às mudanças da Reforma Tributária

Município Assessoria