Energia solar em Goiânia
Economia

Energia solar em Goiânia: instalação é na sede da Secretaria da Economia

Energia solar em Goiânia é uma vantagem no sentido de reduzir a conta de luz, além de proteger o meio ambiente

Com o propósito de reduzir a conta de luz e proteger o meio ambiente, a Secretaria da Economia de Goiás decidiu implantar uma usina de energia fotovoltaica. Em fase final de implementação, a usina será instalada em sua sede, no Setor Nova Vila, em Goiânia.

Energia solar em Goiânia

A implantação da energia solar em Goiânia, segundo o superintendente de Gestão Integrada, Thalles Paulino:

“É uma iniciativa que nos orgulha muito, pois ao mesmo tempo que vai gerar economia significa um importante passo na preservação ambiental, com uso de fonte de energia renovável, limpa e sustentável.”

Tendência de crescimento

Com o projeto, a pasta de economia acompanha a tendência de crescimento nacional na adoção dessa fonte de energia e, mais uma vez, prova que pode investir em soluções com a finalidade de reduzir o custo corrente.  Para isso, serão implantados 1.300 painéis fotovoltaicos que ficarão nos telhados dos seis blocos do Complexo Fazendário. Em quatro deles a instalação já está concluída. Agora, falta apenas alguns detalhes técnicos para início da geração de energia solar. Contudo, nos outros dois blocos serão feitas a substituição do telhado antes da instalação das placas.

Vale lembrar que o mesmo foi feito na Prefeitura de Belo Horizonte, com a implementação de uma usina fotovoltaica no edifício-sede. O equipamento já produziu mais de 150 MWh. E a iniciativa gerou uma economia de R$ 150 mil em dois anos de funcionamento.

Previsão de funcionamento

A previsão é que todo o sistema esteja em pleno funcionamento até o mês de março, o que vai gerar uma economia de 40% no gasto com energia elétrica na sede da Secretaria, onde trabalham 1.300 servidores. Outros dois blocos (A e B) também receberão placas após a substituição da cobertura, em fase final de licitação. Toda a energia gerada nos finais de semana, feriados e pontos facultativos será devolvida para a companhia de energia – a Equatorial – e será abatida na conta de luz. 

Estudo de viabilidade técnica

Por fim, a instalação da usina acontece após estudo de viabilidade técnica, tornando-se um projeto estratégico da Economia, indo ao encontro do crescimento da geração de energia de fonte renovável em todo o país. A instalação dos painéis e abrigo dos inversores que vão receber a luz solar captada nos telhados teve início no mês passado, complementa Thalles.

“O complexo possui características ideais para utilizar essa importante fonte de energia que tem crescido em todo o país como alternativa à energia de fonte hídrica.”

*Foto: Reprodução

Postagens relacionadas

Brasileiros atrasarão mais contas diante do encarecimento de energia e gás

Município Assessoria

Coopercon Ceará cresceu em até 47% em 2022

Município Assessoria

Nome sujo: Saiba em quanto tempo ocorre após vencimento da dívida

Município Assessoria

Reparação de danos no ES: Juiz determina à Samarco depósito judicial de R$ 10 bi

Município Assessoria

Finanças das empresas: Consultorias podem otimizar o fluxo

Município Assessoria

Redução do ICMS em SP: Doria anuncia plano nesta quarta

Município Assessoria