Instituto do Câncer Infantil renova convênio com Secretaria Estadual da Saúde
Saúde

Instituto do Câncer Infantil renova convênio com Secretaria Estadual da Saúde

Instituto do Câncer Infantil acorda o projeto Tele Oncoped, com consultoria especializada e capacitação profissional

O Instituto do Câncer Infantil (ICI) e a Secretaria da Saúde (SES) renovaram, nesta terça-feira (28), o projeto Tele Oncoped, um serviço composto por telemedicina, consultoria especializada e capacitação profissional. O objetivo é fortalecer a rede assistencial de oncologia pediátrica no Rio Grande do Sul e reduzir o número de diagnósticos tardios da doença. A parceria também prevê o apoio do Estado à CASA ICI, que oferece suporte a pacientes em tratamento paliativo e seus familiares.

Instituto do Câncer Infantil

Por meio de ligações gratuitas para o telefone 0800 511 2121, o Tele Oncoped do Instituto do Câncer Infantil oferece suporte a profissionais na condução de casos suspeitos ou confirmados de câncer com uma  plataforma de capacitação 100% a distância, permitindo mais rapidamente o diagnóstico, com aumento das chances de cura do câncer infantojuvenil. Há 18 meses em operação, o projeto já vem apresentando resultados. Dos 100 casos atendidos, quase 40% apresentaram suspeita da doença. Destes, 27 casos tiveram forte suspeita de câncer e foram encaminhados para serviços de Oncologia Pediátrica, 15 receberam o diagnóstico de neoplasia maligna. Além disso, há mais de 3.500 profissionais de diversas áreas da saúde inscritos no curso de capacitação.

Câncer em crianças e adolescentes

O câncer afeta mais de 9.000 crianças e adolescentes no Brasil e é a principal causa de morte por doença nesta faixa etária. Para aumentar as chances de cura da doença é essencial o diagnóstico precoce e o tratamento em serviços com experiência nesse tipo de atendimento. O projeto Teleoncoped se destaca como um exemplo de como a tecnologia e a colaboração entre instituições podem ser empregadas para melhorar significativamente o diagnóstico precoce e a qualidade do tratamento do câncer infantojuvenil.

Assinatura do convênio

A assinatura do convênio foi realizada na sede do ICI e contou com a presença da secretária da Saúde, Arita Bergmann, e do superintendente e fundador do Instituto, Algemir Brunetto. Todavia, a parceria entre o Estado, através da Secretaria da Saúde, e o Instituto do Câncer Infantil foi firmada em novembro de 2021 e materializou-se em um projeto abrangente com múltiplos serviços voltados para aprimorar a assistência e o diagnóstico do câncer em crianças e adolescentes. Além do serviço de telemedicina, o convênio prevê a continuação da capacitação de profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) para diagnóstico e encaminhamento ao instituto de crianças com suspeita de câncer, e do apoio com a Casa ICI.

Cerimônia de renovação do convênio

Na cerimônia de renovação do convênio, Arita Bergmann, destacou o pioneirismo da Casa ICI não só no país como na América Latina. 

“Estamos aqui em nome do Governo do Estado para celebrar mais uma etapa de uma relação junto ao Instituto do Câncer infantil. Já implantamos em conjunto o Tele-Onco, as consultorias, o apoio à rede básica e, principalmente, o diagnóstico precoce do câncer infantil”, disse a secretária da Saúde. “Hoje estamos cumprindo mais uma etapa justamente para viabilizar que nesta casa familiares e crianças e adolescentes possam ter todo o apoio emocional, o cuidado na área da saúde e passar por uma etapa em que o cuidado paliativo é fundamental”.

“Infelizmente, para um terço das crianças, a medicina ainda não tem uma cura para a doença. Estes pacientes, que enfrentam um momento difícil, precisam de atendimento”, ressaltou o superintendente do Instituto. “Sempre tivemos uma parceria com o Estado. O instituto já vinha com avanços em relação ao diagnóstico e o tratamento. Com o convênio, temos a oportunidade de evoluir com o cuidado paliativo”.

Sobre o ICI

O ICI é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, de caráter médico-científico, assistencial, de ensino e desenvolvimento técnico. Ele também disponibiliza uma equipe multidisciplinar, a qual atua na assistência integral ao paciente. Os serviços oferecidos envolvem as áreas de serviço social, médica, nutrição, apoio pedagógico, psicologia, odontologia, fonoaudiologia, psicopedagogia, educação física e fisioterapia.

O ICI também desenvolve projetos de pesquisas científicas dedicados ao avanço de novos tratamentos para o câncer infantojuvenil. Em 2022, o instituto recebeu o prêmio de Melhor ONG do Rio Grande do Sul.

*Foto: Reprodução/r.freepik.com/fotos-gratis/crianca-que-sofre-de-cancer_29014926

Postagens relacionadas

Serviços da atenção primária no RS: Secretaria da Saúde destina R$ 34,6 mi

Município Assessoria

Cuidados com a dengue seguem mesmo com temperaturas mais baixas

Município Assessoria

Cirurgias de hérnias no SUS tiveram alta de 127% em um ano

Município Assessoria

Dia Nacional da Luta Antimanicomial: ainda há manicômios judiciários

Município Assessoria

Mutirão de cirurgia de hérnia: empresa B. Braun doa insumos

Município Assessoria

Cirurgias eletivas em Cuiabá: Mais de 9 mil pacientes do interior aguardam na fila de espera

Município Assessoria