UPAs de Maceió
Cotidiano

UPAs de Maceió: casos de síndrome gripal aumentam em mais de 240%

UPAs de Maceió estão atendendo casos acima de sua capacidade instalada

Nos últimos dias, as UPAs de Maceió registrou um aumento de mais de 240% nos casos de síndrome gripal. Isso fez com que as Unidades de Pronto Atendimento Trapiche da Barra e Benedito Bentes, em Maceió, tivessem que atender acima da sua capacidade instalada. Sendo assim, nas duas unidades, a procura está sendo maior. Portanto, o atendimento acaba se prolongando e alterando o cotidiano desses locais nos últimos dias.

Atendimento nas UPAs de Maceió

Nos primeiros 20 dias de dezembro, os casos representaram 39% dos 5.987 atendimentos na UPA Trapiche da Barra. Foram 2.355 casos de síndrome gripal atendidos nesse período, quase o triplo do registrado de 1º a 20 de novembro, quando a unidade registrou 920 casos.

No caso da UPA Benedito Bentes, de 1º a 20 de dezembro, a unidade atendeu 2.282 pacientes com síndrome gripal, um aumento de 242% em relação aos primeiros 20 dias de novembro.

Além disso, a procura tem sido tão grande que, desde o dia 13/12, a unidade está atendendo uma média de 450 pacientes por dia, sendo que a capacidade instalada é para 350 pacientes por dia.

Em Rio Largo, o Hospital Professor Ib Gatto Falcão, também gerenciado pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, a alta foi de 538% dos atendimentos a usuários com síndrome gripal. Foram realizados 146 atendimentos de 1º a 20 de novembro e outros 786, de 1º a 20 de dezembro.

Consultórios especializados

Em contrapartida, nos consultórios especializados a atender a demanda nas UPAs de Alagoas, o ISAC adotou um novo fluxo assistencial, com o redimensionamento da equipe para dar maior agilidade ao atendimento.

Nas duas unidades, o paciente com síndrome gripal é identificado assim que chega. Ele é acolhido por um técnico de Enfermagem, que verifica os sinais vitais. Em seguida, faz uma pré-análise do quadro clínico e o encaminha para a área de atendimento. Isso evita o contato desses pacientes com os demais.

Área separada no Hospital Professor Ib Gatto Falcão

O mesmo ocorre no Hospital Professor Ib Gatto Falcão, onde o atendimento a pacientes com síndrome gripal também é feito em uma área separada.

Prevenção nas UPAs de Maceió

Além disso, de acordo com José Maria Filho, superintendente técnico do ISAC, manter as medidas contra a covid-19, como uso de máscara, lavagem das mãos e o distanciamento social, também ajudam na prevenção da gripe. A vacinação é outra medida eficaz contra a doença, explicou o médico.

“As pessoas que apresentarem sintomas gripais mais graves, como febre alta persistente, devem procurar as unidades de urgência e emergência para serem avaliadas e medicadas. Em casos de sintomas leves, como nariz escorrendo e tosse, o usuário deve manter a hidratação e procurar os postos de saúde dos bairros.”

O que é a gripe H3N2?

O vírus H3N2 é um dos subtipos do vírus Influenza A. Ele provoca os mesmos sintomas apresentados por quem é infectado pelo vírus H1N1. São eles:

  • febre acima de 38 graus;
  • dores no corpo, de garganta e de cabeça;
  • tosse;
  • espirro;
  • coriza;
  • calafrios;
  • náuseas e vômito;
  • cansaço excessivo;
  • moleza;
  • e diarreia.

*Foto: Divulgação

Postagens relacionadas

Artes marciais para crianças com deficiência ocorre em São Bernardo

Município Assessoria

Natal Solidário de Santo André terá pista de patinação no gelo

Município Assessoria

Etapa Áustria F3: saiba horários e onde assistir

Município Assessoria

Festival Cultura e Sabores de SBC reúne 20 mil pessoas

Município Assessoria

Sandro Tordin comenta nova aposta do futebol feminino: Pietra Tordin

Município Assessoria

Poupatempo da Saúde: Santo André lança aplicativo

Município Assessoria