Vacina contra Poliomielite
Saúde

Vacina contra Poliomielite segue disponível em Sergipe

Vacina contra Poliomielite (paralisia infamtil) no estado sergipano registrou em sua última atualização da platyaforma e-SUS do Ministério da Saúde a imunização de 23.202 crianças, o que corresponde a 73% da população infantil dentro desta faixa etária

A Secretaria de Estado da Saúde orienta que, pais ou responsáveis, continuem levando as crianças com idade de um ano a menor de cinco anos aos postos de vacinação para se protegerem contra a Poliomielite, popularmente conhecida como paralisia infantil.

Vacina contra Poliomielite em Sergipe

Além disso, a campanha nacional anualmente conta com um período de maior divulgação. No entanto, os imunizantes seguem disponíveis nas unidades de saúde de todo território sergipano. De acordo com a última atualização da plataforma e-SUS do Ministério da Saúde, compareceram para a imunização, até o momento em Sergipe, 23.202 crianças, o correspondente a 73% da população infantil dentro da faixa etária correspondente.

Imunização é o único modo de prevenção

Vale destacar que a vacinação é o único modo de prevenção contra a Poliomielite. Portanto, todas as crianças menores de cinco anos de idade devem ser vacinadas de acordo com o esquema de vacinação de rotina e na campanha nacional anual.

Como é o esquema vacinal

O esquema vacinal contra a poliomielite é de três doses do imunizante injetável – VIP (aos 2, 4 e 6 meses), além de mais duas doses de reforço com a vacina oral bivalente – VOP (gotinha).

Sequelas

Por outro lado, a doença apresenta sequelas, e dentre as principais estão: problemas e dores nas articulações, crescimento diferente das pernas, osteoporose, paralisia de uma das pernas, paralisia dos músculos da fala e da deglutição, dificuldade de falar e atrofia muscular.

*Foto: Reprodução

Postagens relacionadas

Ozempic e esclerose múltipla: remédio reduz risco de ter a doença

Município Assessoria

Complexo de Saúde Nova Bahia: Prefeitura entrega revitalização

Município Assessoria

Doenças autoimunes nas mulheres: por que elas sofrem mais?

Município Assessoria

Estudos sobre esclerose múltipla: Banco de dados dá suporte

Município Assessoria

Saúde Mais Perto do Cidadão: São Sebastião é a 8ª cidade beneficiada

Município Assessoria

Teste sanguíneo para esclerose múltipla pode revolucionar tratamento

Município Assessoria