Turistas estrangeiros em RN
Turismo

Turistas estrangeiros em RN: Turismo teme por exigência de visto

Turistas estrangeiros em RN podem desistir de visitar estado brasileiro

O Governo Federal avalia a possibilidade de retomar a exigência de visto para turistas americanos, canadenses, australianos e japoneses que quiserem visitar o Brasil. Portanto, se for revista, a medida irá reverter uma decisão de 2019, que autorizava aos visitantes desses países a entrada no Brasil sem a necessidade do documento. Todavia, para representantes do trade de turismo no Rio Grande do Norte, o ideal seria manter a medida que está em vigor uma vez que, se a exigência for retomada, poderá aumentar a burocracia, dificultar a chegada dos turistas e afastá-los do País.

Turistas estrangeiros em RN

De acordo com o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio Grande do Norte (ABIH-RN), Abdon Gosson, a volta da exigência do visto fará com que os turistas procurem outros destinos para visitação.

“Isso [a volta da exigência] é péssimo, porque, condicionar visto para turista faz com que ele [o turista] deixe de vim para o Brasil e vá para outros países que não têm a obrigação do documento. A medida vai afastar visitantes.”

Para Gosson, a preocupação é especialmente com o turista norte-americano.

“O visitante estrangeiro fica mais tempo por aqui e gasta mais do que o brasileiro. Então, esses turistas merecem ser muito bem-vindos e muito bem tratados. A isenção ao visto é um das formas de tratá-los bem, antes mesmo de chegarem por aqui.”

E ainda ressaltou que os brasileiros, muitas vezes, querem ir para o EUA e não vão, porque uma família com quatro pessoas vai gastar, só com visto, R$ 5 mil.

A presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens do Rio Grande do Norte (ABAV-RN), Michelle Pereira, também acredita que qualquer obrigatoriedade ou imposição para utilização do visto, poderá atrapalhar o setor.

“Hoje, para entrar como vistante na Europa, é preciso apenas o passaporte e a dificuldade que a gente ainda tem com o visto americano (quem quer tirar a primeira vez, por exemplo, espera um ano) faz com que as pessoas vão para a Europa ou para outro local.”

Outras dificuldades

Outras dificuldades podem ser impostas na hora de turistas estrangeiros apostarem no País como destino para viajar, revela o presidente do Natal Convention Bureau, Leandro Di Martins:

“O turismo requer flexibilidade. A liberação do visto foi desenvolvida justamente para estimular o norte-americano a vir ao nosso País. A retomada da exigência é uma questão política, uma vez que os brasileiros têm a necessidade de, ao entrar nos Estados Unidos, cumprir todos os protocolos do processo para a aquisição do visto.”

Para ele, a medida como vigora hoje, é um estímulo ao turismo de negócios e de lazer e não deveria ser alterado.

Fecomércio aponta aumento de turistas

Por fim, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado (Fecomércio/RN), informou que acompanha a proposta de retomar a exigência do visto para estrangeiros com certa apreensão, uma vez que houve um acréscimo de 10% na chegada de visitantes dos países em questão ao Brasil após a exigência ser retirada em 2019. A entidade diz que segue o posicionamento da CNC (Confederação Nacional do Comércio) pela não-obrigatoriedade, externado à época em que a medida entrou em vigor no país.

*Foto: Reprodução/Pixabay (Adriano Bonfim)

Postagens relacionadas

Nova Veneza: cidade participa de evento turístico em Porto Alegre

Município Assessoria

Congresso Empresarial do Rio divulga nomes confirmados para o setor de turismo

Município Assessoria

Cidade goiana acaba de entrar para a Rota do Turismo Nacional do Estado

Município Assessoria

Parque de Pouso de Voo Livre: Prefeitura de Atibaia dá sequência a obras de revitalização

Município Assessoria

Projeto Agentes de Roteiros Turísticos desenvolverá turismo local no RJ

Município Assessoria

Capacitação da Setur integra Plano Turístico de Desenvolvimento Sustentável

Município Assessoria