A apresentação em tributo à Elis Regina integra a 13ª temporada de Música Instrumental Brasileira do Metso Cultural
O Teatro Municipal Teotônio Vilela (TMTV), em Sorocaba, recebe neste sábado (14), às 20h30, um tributo ao ícone da música popular brasileira, Elis Regina.
Tributo à Elis Regina
A apresentação será realizada por um quarteto da nova geração de músicos da região. A voz da cantora Vanessa Moreno se funde aos instrumentos de Fi Maróstica (contrabaixo), Jonatas Sansão (bateria) e Tiago Costa (piano). O grupo foi composto inicialmente para um único concerto, a pedido de uma renomada casa de shows de jazz, em São Paulo, que foi realizado no dia 16 março, véspera de aniversário da pimentinha Elis Regina.
No repertório, o quarteto vai revisitar clássicos de Elis, mas com arranjos de jazz, além de muito improviso, sem deixar a brasilidade de lado.
Teatro Municipal Teotônio Vilela
A atração que será realizada no Teatro Municipal da cidade do interior paulista integra a 13ª Temporada de Música Instrumental Brasileira de Sorocaba do projeto Metso Cultural. O evento tem o apoio da Prefeitura e da Unimed Sorocaba.
Novos arranjos
Pelo retorno positivo que o quarteto teve na apresentação de março em São Paulo, com um show de lotação máxima, o conjunto decidiu seguir em frente com o projeto de revisitar sucessos de Elis Regina por outras regiões do Brasil.
Em entrevista ao Jornal Cruzeiro, Vanessa disse:
“Visitar as canções imortalizadas pela voz dessa intérprete ímpar é de uma alegria sem tamanho. Ouvir Elis é sentir a força, o carisma, o suingue, a intensidade, a entrega e tantas outras profundidades e complexidades presentes no seu cantar e no seu viver. Além de tudo isso sinto na sua forma de fazer música uma ousadia e um frescor que me encantam”.
Já os arranjos do grupo são assinados pelo contrabaixista, compositor, arranjador e regente Fi Maróstica. Além disso, ele e Vanessa, que são casados, desenvolvem juntos um trabalho em duo com dois álbuns lançados: “Vem ver” (2013) e “Cores vivas – canções de Gilberto Gil” (2016).
Generosidade de Elis Regina
O contrabaixista também destaca que Elis Regina era generosa em compartilhar sua obra com grandes instrumentistas. É o caso do pianista César Camargo (com quem casou e teve dois filhos: Pedro Camargo Mariano e Maria Rita), o guitarrista Hélio Delmiro, o baixista Luizão Maia e o baterista Nenê. Com isso, ela conseguiu reunir um time que desenvolveu arranjos ousados e inovadores para aquele tempo. Maróstica ainda detalhou:
“Ela tinha essa personalidade de querer inovar e isso foi essencial para que os arranjos pudessem ir para esses lugares que são bem diferentes do que se estava acostumado a ouvir na época. Ela deu abertura para os músicos criarem mais, se colocarem nos arranjos e isso, por outro lado, é uma alavanca para a intérprete. É um impulso para se jogar no novo e buscar diferentes interpretações”.
Como será o show
O quarteto segue uma linha de improvisos e caminhos inesperados, pois como mesmo o próprio Fi afirma, que os arranjos do grupo permitem uma criação mais espontânea, sem amarras.
“Cada música tem um ‘esqueleto’ pré-estabelecido, mas é tudo muito aberto para colocarmos as ideias e trocar no palco. É um jeito de deixar o show mais intenso e que faça sentido pra todos que estão ali dividindo este momento”.
A entrada para o show é gratuita e os ingressos para o espetáculo serão distribuídos uma hora antes, às 19h, na bilheteria do Teatro Municipal, situada à avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 3.041, no Alto da Boa Vista.
Fonte: Jornal Cruzeiro
*Foto: Divulgação