Situações emergenciais em Rondônia: Governo discute políticas públicas
Política

Situações emergenciais em Rondônia: Governo discute políticas públicas

Situações emergenciais em Rondônia deve preparar melhor a população das cidades do estado, com o intuito de desenvolver estratégias de atuação para o correto enfrentamento

Com o propósito de fortalecer a articulação e o diálogo sobre Políticas Públicas e Assistência Social em Rondônia, para o planejamento e implantação de medidas de mitigação e preventivas em face do prognóstico da crise hídrica na Amazônia, o governo do estado realizou ontem (26), o segundo Encontro Estadual de Calamidades Públicas e Emergências.

Situações emergenciais em Rondônia

O evento para discutir situações emergenciais em Rondônia ocorreu em Porto Velho, reunindo prefeitos, secretários municipais de Assistência Social e representantes da Defesa Civil dos municípios, do Ministério do Desenvolvimento Social e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) e do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Juatuba (MG).

Preparação das cidades

Segundo Marcos Rocha, governador do estado, o encontro visou a preparação das cidades para o desenvolvimento de estratégias de atuação em situações de calamidades públicas e de emergência. Tudo isso tem o intuito de corroborar com o enfrentamento e assegurar que as famílias e indivíduos prejudicados recebam a proteção e tenham seus direitos garantidos.

O governador disse ainda que estes cenários castastróficos que incluem: alagamentos, enchentes e estiagem, caracterizam situações de calamidades públicas ou emergências. Portanto cabe ao Sistema Único de Assistência (Suas) de responder imediatamente ao Poder Público, uma vez que esses eventos intensificam as situações de vulnerabilidades, riscos sociais e pessoais, violando os direitos dos cidadãos.

Além disso, a secretaria da Seas afirma que é imprescindível fomentar o apoio material e garantir atendimento integral aos indivíduos e famílias afetados por situações emergenciais, com a oferta de serviços conforme as necessidades identificadas.

Uma das medidas é o Cofinanciamento, que já beneficiou os municípios rondonienses nos últimos quatro anos, com o repasse de R$ 10.277.500 para atender às demandas de benefícios eventuais.

Entrega de insumos

Ainda há a entrega de insumos para atender famílias em situação de vulnerabilidade social por conta das situações emergenciais que assolam o estado. tal ação acontece desde dezembro passado, atendendo 52 cidades. Neste período, foram entregues em torno de 562 cestas básicas, 1.952 fardos de água e 543 kits de higiene pessoal.

Programação

A primeira palestra discutiu o tema Situações de Calamidades Públicas e Emergência no âmbito do Sistema Único de Assistência Social; seguida pelo painel Diagnóstico de Riscos Municipais e o Plano de Contingência em Situações Calamidades Públicas e Emergência.

No período da tarde ocorreram mais duas palestras.

*Foto: Reprodução/https://br.freepik.com/fotos-gratis/chuva-preto-do-poder-escuro-abstrato_1046114.htm#fromView=search&page=1&position=23&uuid=fcd4ea55-b2fd-40be-89fd-90a63f4c7d13

Postagens relacionadas

Hospitais de Niterói sem aval dos Bombeiros são investigados

Município Assessoria

São Carlos terá convênios de infraestrutura firmados com governo de SP

Município Assessoria

Salários atrasados a rodoviários do ES: Justiça determina pagamento

Município Assessoria

Lei de Proteção de Dados: já são 600 ações judiciais

Município Assessoria

Projetos de origem parlamentar: Executivo transforma em lei em SC

Município Assessoria

Eletrobras acode Amapá e privatização é esquecida novamente

Município Assessoria