Saúde Mais Perto do Cidadão
Saúde

Saúde Mais Perto do Cidadão: São Sebastião é a 8ª cidade beneficiada

Saúde Mais Perto do Cidadão teve carretas estacionadas Feira Permanente até ontem (16), onde a população teve à disposição exames e consultas gratuitas; programa foi criado em agosto e já realizou mais de 117 mil atendimentos em várias especialidades

Diante da carreta com os serviços de saúde, muitas pessoas da cidade de São Sebastião, puderam realizar exames e passar por consultas em várias especialidades até ontem (16). Trata-se do programa Saúde mais Perto do Cidadão.

Programa Saúde mais Perto do Cidadão

Uma das pessoas que utilizou o Saúde mais Perto do Cidadão disse à assessoria da Agência Brasília que notou que sua tiroide aumentou de tamanho e que não conseguia um agendamento antes de passar a carreta do programa e por isso que decidiu participar e conseguiu a consulta no mesmo dia.

A iniciaiva que começou suas operações em agosto, em outros municípios, já realizou mais de 117 mil atendimentos em várias regiões administrativas do Distrito Federal, graças aos recursos de emenda parlamentar do deputado federal Gilvan Maximo.

Como foram os atendimentos em São Sebastião

As carretas de atendimentos públicos gratuitos em saúde ficaram estacionadas nas imediações da Feira Permanente da cidade para disponibilizar à população consultas nas áreas de clínica médica, nutrição, psicologia, serviço social, ginecologia, nefrologia, cardiologia, endocrinologia, oftalmologia, urologia e mastologia, além de exames de eletrocardiograma, mamografia e ultrassonografia.

Segundo o deputado federal, a expectativa é expandir o programa em 2025. Isso porque é um serviço de extrema importância para a população, que conta com R$ 23 milhões de emendas bem aplicadas para mudar a vida dessas pessoas. Trata-se do maior programa móvel da América Latina e para a próxima edição terão mais carretas á disposição, passando dos R$ 35 milhões destinados ao programa.

Facilidades do programa

Através das carretas estacionadas em pontos estratégicos, a população que necessita do serviço de saúde pode se deslocar a esses locais com maior facilidade, agilizando todo o processo. As pessoas podem chegar mais cedo e pegarem senhas e serem atentidos o quanto antes nas especialidades que precisam.

A última cidade visitada pela iniciativa foi Santa Maria. Antes, receberam o projeto as regiões administrativas de Ceilândia, Sol Nascente/Pôr do Sol, Samambaia, Riacho Fundo II, Recanto das Emas e Gama. Ainda estão previstas edições em Brazlândia, Paranoá, Itapoã, Planaltina, Arapoanga e Sobradinho II.

Como funciona

As carretas ficaram no estacionamento da Feira Permanente e as senhas foram distribuídas por ordem de chegada, a partir das 7h. Para acessar os serviços, as pessoas apresentaram a carteira de identidade, o CPF e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Também foi preciso informar um número de telefone para contato.

Os resultados dos exames feitos no Saúde Mais Perto do Cidadão podem ser retirados no local da coleta a partir do dia seguinte. Mas também podem ser enviados via WhatsApp (99812-6936), pelo sistema do laboratório de forma automática assim que concluídos e liberados.

Para consultar o resultado via WhatsApp, basta encaminhar uma foto do documento de identificação e aguardar o envio do laudo em PDF ou via link. A senha do link é a data de nascimento do próprio paciente.

O prazo para entrega dos exames de sangue é de 48 horas, para os de urina, 72 horas e Prevenção (PCCU) é de 15 dias.

Fonte: Foto de

Postagens relacionadas

UBS de Jundiaí é premiada em Congresso de Saúde

Município Assessoria

Febre maculosa: Secretaria de Estado de Saúde de MG alerta população

Município Assessoria

Operação de hérnia: quando ela é necessária?

Município Assessoria

Imunização contra a Covid-19 no RJ: SMS amplia até domingo

Município Assessoria

Ozempic e esclerose múltipla: remédio reduz risco de ter a doença

Município Assessoria

Servidor Municipal do Rio: saiba prazo de adesão sem carência ao Plano de Saúde

Município Assessoria