Sandro Tordin comenta nova aposta do futebol feminino Pietra Tordin
Cotidiano

Sandro Tordin comenta nova aposta do futebol feminino: Pietra Tordin

A jogadora foi convocada para representar a seleção dos EUA na Copa do Mundo Feminina Sub-20 deste ano

Entre os dias 31 de agosto e 22 de setembro de 2024, a Colômbia recebe a Copa do Mundo Feminina Sub-20 da FIFA (Federação Internacional de Futebol). Após participar de amistosos e passar por uma avaliação criteriosa, a atacante Pietra Tordin foi convocada na última quinta para competir pela seleção dos EUA.

Ao longo da sua carreira, a atleta com dupla nacionalidade, já passou pela seleção brasileira Sub-20, disputando a sua primeira partida em outubro de 2023, além de participar de um importante amistoso contra a França. O desempenho de Pietra Tordin chamou a atenção da equipe norte-americana, que convocou a jogadora para representar o time no Mundial deste ano.   

Em entrevista, o tio da jogadora, o empresário Sandro Tordin, comentou que a atleta ganhou não só por jogar bem futebol, mas também pelo seu desempenho acadêmico. “Pietra conquistou uma bolsa integral anual para estudar em Princeton, considerada a universidade número um dos Estados Unidos. As universidades fazem essas apostas em jovens que são destaque, para elevar o nome da instituição e estimular a prática de esportes”, completou ele.

A carreira da atleta

Pietra Tordin é conhecida pelas suas habilidades técnicas refinadas, visão de jogo aguçada e capacidade de liderança em campo. A atleta de 20 anos completou seu segundo ano em Princeton e já acumula 35 jogos, 20 gols e 7 prêmios, incluindo o de estreante do ano, concedido em 2022.

Segundo o treinador de Pietra em Princeton, Sean Driscoll, “ela é uma superestrela humilde. Esse é o tipo de jogadora que preferimos, aquelas que possuem qualidade, mas que ao mesmo tempo não buscam chamar a atenção apenas para si. Para ser excelente e alcançar o nível em que ela se encontra é necessário ter um certo grau de confiança”.

Após uma importante fase de treinos em Los Angeles, a atleta participou de seis amistosos, dois contra a seleção da Colômbia, dois contra a seleção da Alemanha e dois contra a seleção do México, resultando em um ponto crucial em sua preparação para a Copa do Mundo Feminina Sub-20. Essas convocações foram uma etapa importante na preparação para o Mundial, e a performance de Pietra deixou uma impressão positiva na comissão técnica, liderada pela treinadora Tracey Kevins.

O cenário do futebol feminino

Foto de acervo pessoal da jogadora Pietra Tordin.

Panorama já visto nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, o futebol feminino é um sucesso de público e vem atraindo investimentos, patrocinadores e popularidade. A crescente desse esporte também foi confirmada no último Mundial feminino disputado em 2023 na Austrália e na Nova Zelândia, que bateu recorde de público, audiência e gols.

Dados divulgados pela FIFA mostraram que, durante a última Copa, quase 2 milhões de pessoas assistiram aos jogos nos estádios e mais de 2 bilhões de torcedores acompanharam o campeonato ao redor do mundo. Houve também um aumento nos acessos das plataformas digitais da federação, somando 50 milhões de visitantes.

Além de um aumento em receita e público, o futebol feminino apresenta modelos inspiradores que motivam a prática esportiva. “Ao celebrar as conquistas das mulheres no esporte, a sociedade reconhece o seu valor e a sua capacidade, fomentando um ambiente onde todos, independentemente de gênero, têm a oportunidade de brilhar e alcançar seu potencial máximo”, completou Sandro Tordin.

Copa do Mundo Feminina Sub-20 2024

A competição internacional organizada pela FIFA é voltada para jogadoras de até 20 anos. O torneio teve sua estreia em 2002 no Canadá e passou a acontecer anualmente desde 2010, antecedendo a Copa do Mundo Feminina.

A Espanha é a atual campeã nessa categoria, mas com as novas convocações, a seleção norte-americana busca acirrar a disputa pelo título. Na edição 2024, o torneio ampliou o número de equipes, de 16 para 24, após decisão do Conselho da FIFA divulgado em outubro do ano passado.

Os Estados Unidos estão no grupo C junto com Espanha, Paraguai e Marrocos. As equipes foram divididas em seis grupos compostos por quatro seleções, as duas melhores equipes de cada grupo se classificam para as oitavas de final, junto com os quatro melhores terceiros colocados. Posteriormente acontecem as quartas de final, semifinais e disputa pelos três últimos lugares.

Você pode acompanhar a atualização das rodadas pelas plataformas digitais da FIFA e a rotina de treinos de Pietra Tordin em suas redes sociais:

https://www.instagram.com/pietratordin

linkedin.com/in/pietra-tordin-25b0a3271

https://www.tiktok.com/@pietratordin

https://snapchat.com/t/cR2sdMd5

https://goprincetontigers.com/sports/womens-soccer/roster/pietra-tordin/22256

Fotos: Divulgação / Acervo pessoal

Postagens relacionadas

Descarte de lixo em Jaboatão: Prefeitura requalifica pontos irregulares

Município Assessoria

Estrela do futebol feminino americano anuncia aposentadoria

Município Assessoria

Artes marciais para crianças com deficiência ocorre em São Bernardo

Município Assessoria

Implantação do Corpo de Bombeiros em Aguaí: prefeito assina convênio

Município Assessoria

Campos de futebol de Diadema: cidade debate utilização dos espaços

Município Assessoria

Transporte de cargas no Grande ABC terá linha exclusiva até 2034

Município Assessoria