Renato Conill, veterano piloto automobilístico destaca os feitos de Gabriel Bortoleto, um promissor piloto brasileiro que tem chamado a atenção dos entusiastas de corridas em todo o mundo.
Na abertura da temporada no Bahrein, Bortoleto conquistou a vitória na corrida principal e assumiu a liderança do campeonato da Fórmula 3, a principal categoria de acesso à Fórmula 1.
Com apenas 18 anos, Bortoleto já está causando impacto no cenário automobilístico, em parte devido à orientação do renomado piloto Fernando Alonso. O jovem brasileiro, integrante da equipe Trident, é agenciado pela A14 Management, empresa fundada pelo ícone espanhol, que também compete pela Aston Martin na Fórmula 1.
Estreia de Bortoleto na Fórmula 3 em 2023
Assim como muitos atletas brasileiros no automobilismo, Gabriel Bortoleto, nascido em São Paulo, iniciou sua carreira no kart aos oito anos de idade. Em 2018, ele conquistou a terceira colocação nos campeonatos mundial e europeu, além de ter sido vice-campeão do WSK Super Master.
Com resultados impressionantes no kart, Bortoleto fez a transição para os carros em 2020, estreando na Fórmula 4 Italiana. Em seguida, competiu no Campeonato Europeu de Fórmula Regional em 2021, além de participar de corridas na Ásia. Em 2022, Bortoleto disputou seis corridas na Fórmula Regional Asiática, conquistando uma vitória em Abu Dhabi.
Em setembro do ano passado, Gabriel Bortoleto foi anunciado como reforço da A14 Management, empresa fundada por Fernando Alonso e que também conta com a direção dos empresários Albert Resclosa Col e Alberto Fernandéz Alguilares.
Vitória na abertura
Alonso fez questão de parabenizar e cumprimentar pessoalmente seu pupilo após o triunfo no Bahrein. Pouco depois da vitória de Bortoleto na F3, o piloto titular da Aston Martin teve um bom desempenho no mesmo circuito: realizou ultrapassagens impressionantes e conquistou a terceira colocação na corrida da Fórmula 1.
Veteranos admiram
Renato Conill, assim como Fernando Alonso que identificou o talento de Bortoleto e o agenciou, admira o novo talento do automobilismo.
Renato recentemente compartilhou suas impressões sobre a notável carreira de Gabriel Bortoleto.
“Aos 18 anos, o jovem piloto já conquistou duas vitórias expressivas em corridas da Fórmula 3, demonstrando seu talento e habilidade no automobilismo.”
Renato Conill ainda acrescenta que Gabriel Bortoleto teve uma rápida adaptação ao mundo das corridas, alcançando feitos impressionantes em pouco tempo. Com apenas 18 anos, já possui uma carreira de 10 anos no automobilismo, o que mostra sua dedicação e paixão pelo esporte. O talento de Bortoleto é indiscutível, e seu currículo exemplar comprova isso.
Quem é Renato Conill

Nascido em 1950 na cidade de Pelotas, localizada no estado do Rio Grande do Sul, Renato Conill iniciou sua paixão pelas corridas de automóvel aos 17 anos. Sua estreia ocorreu em Rio Grande/RS, e logo em seguida ele começou a participar de eventos esporádicos, como a inauguração do Autódromo de Tarumã. Com o passar do tempo, ele progrediu para competições de campeonatos regionais e nacionais, alcançando várias vitórias e conquistando os títulos de campeão e vice-campeão brasileiro.
Ao longo de sua carreira, Renato Conill obteve importantes triunfos, como a consagrada vitória nas 12 horas de Tarumã em 1974 e nos 1000 km de Brasília em 1983.
Em sua primeira participação no campeonato brasileiro, ele obteve uma honrosa sexta colocação. Nos anos seguintes, destacou-se como vice-campeão gaúcho em 1980, vice-campeão brasileiro em 1980, campeão gaúcho em 1981, campeão paulista em 1981, vice-campeão brasileiro em 1981, campeão gaúcho em 1982 e, finalmente, campeão brasileiro em 1982.
Aos 48 anos de idade, Renato Conill realizou sua última prova, as 6 horas de Fortaleza, em parceria com Nelson Piquet, competindo a bordo de um protótipo BMW.
Foto principal: https://pixabay.com/photos/car-racing-barcelona-formula-1-1404063/