Rede de Cidades das Crianças: Jundiaí integra mais dois municípios
Cotidiano

Rede de Cidades das Crianças: Jundiaí integra mais dois municípios

Rede de Cidades das Crianças agora conta com a adesão dos municípios de Vinhedo (SP) e Estância Velha (RS)

Na última segunda-feira (1), o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, recebeu os prefeitos e equipes de Vinhedo (SP) e Estância Velha (RS) para a assinatura de adesão desses Municípios à Rede Brasileira de Cidades das Crianças. Agora, a iniciativa conta com 17 integrantes.  

Rede de Cidades das Crianças

A iniciativa Rede de Cidades das Crianças parte da premissa que é na infância que começa o conceito de sociabilização através dos investimentos no desenvolvimento integral dos seres humanos. Segundo estudos acadêmicos, é neste período da vida que deve haver aproximadamente 80% da formação dos indivíduos.

Sendo assim, a Rede poder contar com mais parceiros interessados em compreender e expandir esta prática que acredita nas potências das crianças, deixa os participantes do projeto mais entusiasmados, afirmou o prefeito de Jundiaí.

O que diz o gestor municipal de Vinhedo

Por sua vez, o prefeito de Vinhedo, Dario Pacheco, diz que ao participar da inauguração do Mundo das Crianças em Jundiaí já foi um momento de celebração, uma vez que sua gestão acredita na iniciativa e também nos educadores de Vinhedo. Agora a ideia é ampliar este alcance.

O que diz o gestor municipal de Estância Velha

Já o prefeito de Estância Velha, Diego Francisco, disse que sua gestão teve o primeiro contato com a Rede no ano passado até começar um trabalho técnico que gerou a criação de um grupo de trabalho intersetorial e de um comitê de escuta das crianças, pois é muito importante ouvi-las nas tomadas de decisões. O município gaúcho fica a cerca de 50 quilômetros de Porto Alegre e possui aproximadamente 50 mil habitantes.

Encontro de agosto

O gestor de Cultura de Jundiaí, Marcelo Peroni, que é o responsável da Rede Brasileira, destacou o convite dos novos integrantes para o Encontro em agosto.

Criada há pouco mais de um ano, a Rede Brasileira está crescendo rapidamente através da adesão de equipes técnicas comprometidas em escutar as crianças, além de garantir sua autonomia dentro das cidades.

Sendo assim, Jundiaí aguarda a visita dos mais novos ingrantes no mês que vem, durante o 2º Encontro. Representantes da Rede vão dialogar com Francesco Tonucci e Lorena Morachimo, que são os idealizadores deste conceito e coordenação internacional de redes, e cujas presenças já estão confirmadas.

Próximos passos da Rede de Cidades das Crianças

Após a assinatura, os termos serão enviados para a Associazione Francesco Tonucci, sediada em Roma, na Itália, para validação e, em seguida, publicação de decreto nas Imprensas Oficiais dos respectivos Municípios. Já os pontos focais dos novos integrantes serão Luciane Murer e Jaqueline Hansen, respectivamente, de Vinhedo e Estância Velha.

Também integram a Rede Brasileira as seguintes cidades: Benevides (PA); Boa Vista (RO); Brasiléia (AC); Fortaleza e Sobral (CE); Osório e Pelotas (RS); e os paulistas Itu, Itupeva, Jarinu, Louveira, Mococa, Mogi das Cruzes e Rio Claro.

Interessados na proposta e na adesão à Rede podem obter mais informações pelo e-mail [email protected].

*Foto: Reprodução/https://www.instagram.com/p/C89iGOHvQ1t/?img_index=1

Postagens relacionadas

Detran-DF multa mais de mil condutores nos arredores do Aeroporto

Município Assessoria

 Direito de ir e vir a idosos: MP faz recomendação a instituições de Juiz de Fora

Município Assessoria

Escultura de Iemanjá negra e atração no dia de sua celebração

Município Assessoria

Poupatempo da Saúde: Santo André lança aplicativo

Município Assessoria

Ações contra a dengue: Mauá institui plano municipal para reforço

Município Assessoria

Transporte de cargas no Grande ABC terá linha exclusiva até 2034

Município Assessoria