Programa de SC de inovação é o primeiro do país a fomentar no setor turístico, com apresentação no Rio Innovation Week
Recentemente, um programa de SC de inovação se destacou como o primeiro programa no Brasil a fomentar a inovação no turismo. Ele foi apresentado no Rio Innovation Week, que é o mais completo encontro de tecnologia e inovação da América Latina, que ocorreu entre 13 e 16 de janeiro.
Programa de SC de inovação
O programa de SC de inovação é fruto da cooperação entre a Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), com a parceria da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).
De acordo com Fábio Zabot Holthausen, presidente da Fapesc:
“Temos, em parceria com a Santur, um programa inovador para gerar novos negócios e startups ligadas ao turismo – o Inovatur, que já apoiou vários empreendedores a desenvolverem suas ideias e projetos em nosso estado, qualificando as oportunidades para os empreendedores e as opções para os turistas que visitam Santa Catarina. É uma honra poder mostrar esse trabalho no Rio Innovation Week, dentro do Turistech Zone, e o que a Fapesc tem feito para apoiar a pesquisa e inovação para o Turismo.”
Importância do programa de SC de inovação
Já Renê Meneses, presidente da Santur, destacou a importância do espaço turístico para Santa Catarina:
“É um evento de extrema importância para participarmos. Poder inserir Santa Catarina e o turismo neste grande palco é muito relevante para destacarmos as nossas ações, como o Inovatur e o Almanach, e trocarmos ideias inovadoras para também buscar novas parcerias.”
Objetivo do Inovatur
Por outro lado, o objetivo do Inovatur é apoiar novas empresas, produtos e serviços no setor. Além de gerar novas oportunidades, emprego e renda por intermédio da tecnologia e inovação.
Além disso, as propostas contempladas passaram por uma imersão no mundo das startups, com treinamentos focados na melhoria de seus negócios. Os beneficiados participaram também de rodadas de negócios, visitas técnicas às empresas de inovação catarinenses e encerraram sua participação com um dia para apresentação do pitch de suas soluções no Demoday.
Segunda edição
Esta é a segunda edição do Inovatur, e contou com um aporte de R$ 900 mil por meio de um edital que selecionou 18 empresas com soluções inovadoras ao setor. E ainda com o suporte à capacitação para as soluções contempladas.
*Foto: Divulgação