Patrimônio histórico da Bahia
História

Patrimônio histórico da Bahia: Secult terá reunião esta semana com Margareth Menezes

Patrimônio histórico da Bahia, segundo secretário de Cultura, só se tornará concreto por meio de financiamento federal

Na última segunda-feira (8), o secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro, falou em entrevista à Radio Metrópole, que terá uma reunião com a comandante da pasta na esfera federal, Margareth Menezes. O objetivo é discutir os patrimônios do estado e pedir ajuda orçamentária a fim de realizar os projetos que pretende desenvolver em sua gestão.

“Levei uma relação dos bens da Bahia para Margareth [Menezes] e vamos fazer uma reunião essa semana também com Iphan [Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional] e Ipac [Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia] para falarmos do patrimônio histórico da Bahia. Mas só conseguiremos fazer algo concreto se tivermos financiamento federal.”

Ele disse ainda que a história não preservada, por meio do patrimônio, ela se degrada com o tempo.

Patrimônio histórico da Bahia

Sendo assim, ficou marcada para esta quinta-feira (11), a reunião com a ministra que foi a Salvador com Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A viagem ocorreu para que o presidente assinasse o decreto da Lei Aldir Blanc, que garantirá o maior orçamento da história para a Cultura, R$ 3,8 bilhões.

O secretário falou ainda da relevância da progressão orçamentária para a interiorização da Cultura nos municípios baianos, uma das prioridades do Governo do Estado, segundo Monteiro.

“A ideia da territorialização da Cultura foi uma das prioridades que o governador [Jerônimo Rodrigues] me encomendou, é um pilar da gestão, que conseguiremos se tivermos recursos, e por isso falo da importância das leis de fomento”, reforçou.

Estrutura do prédio

O secretário garantiu também que a secretaria manterá a estrutura do prédio do Arquivo Público, explicando que o imbróglio judicial já foi superado.

“Estamos apenas vendo se aquela estrutura tem a devida qualificação para um acervo daquela riqueza.”

Bicentenário

Por fim, em relação ao Bicentenário de Independência da Bahia, o secretário disse que o Arquivo Público já está realizando uma curadoria de documentos voltados para o 2 de Julho. Segundo Monteiro, haverá também uma “programação cultural forte” para a celebração da festa. E ainda ressaltou:

“Estamos desenvolvendo um material didático, formação de professores, seminários internacionais, parceria com as universidades, caminhos da Independência com marcos em várias cidades, e o governador ainda vai anunciar um conjunto de ações que planejamos para isso.”

*Foto: Reprodução/Unsplash (Roberto Huczek – https://unsplash.com/pt-br/fotografias/3X34Ig-GKbo)

Postagens relacionadas

Festa do Tropeiro de Ibatiba tem lei promulgada

Município Assessoria

Patrimônio histórico de Manaus conta com mostra que celebra suas cores

Município Assessoria

Conheça os sítios arqueológicos da Serra da Capivara (PI)

Município Assessoria

Fases do barroco são vistas em igrejas de Mariana (MG)

Município Assessoria

Conheça mais sobre o museu MHN-UFAL

Município Assessoria

Museu Dom Aquino: conheça mais a história do lugar

Município Assessoria