Onda verde em Santos reflete na velocidade do dia a dia da população local
A cidade de Santos começa a adotar definitivamente a onda verde com ações para modernizar semáforos. Prova disso é que a Avenida Pedro Lessa é uma das vias com melhores resultados com a medida, alterando positivamente o cotidiano do município do litoral Sul paulista. Segundo dados do acompanhamento feito pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos), a velocidade média de tráfego variou de 19,8 km/h para 39,2km/h, correspondendo a aumento de 97%.
Onda verde em Santos
Além disso a medida de onda verde em Santos reflete na melhora da velocidade média em termos das condições de fluidez nos quase três quilômetros da avenida. Isso engloba a Rua Cipriano Barata, na Ponta da Praia, ao outro extremo junto à Avenida Siqueira Campos (canal 4), no Embaré, e vice e versa. Vale destacar que agora o tempo gasto no percurso completo da avenida de 24 cruzamentos, dos quais 10 são semaforizados, pode ser realizado em 4 minutos e 31 segundos, contra os 8 minutos e 56 segundos, gastos antes da onda verde.
Sincronização dos semáforos
Por sua vez, a sincronização dos semáforos foi implantada pela CET em toda cidade, beneficiando em torno de 20 corredores de maior demanda de tráfego: praia, entre Divisa e canal 7; binário (José Menino/Ponta da Praia), entre canal 2 e Rua Inglaterra; binário (Ponta da Praia/José Menino), entre canal 6 e canal 2; Avenida Ana Costa, entre Praça da Independência e Avenida Rangel Pestana; Avenida Martins Fontes (incluindo as avenidas Getúlio Vargas e Visconde de São Leopoldo); Avenida Afonso Pena, entre Silva Jardim e canal 5, e Avenida Pedro Lessa, entre canal 4 e Cipriano Barata (próximo ao porto).
Mais: Avenida Washington Luís (canal 3), entre a Rua Galeão Carvalhal e Rua Almeida de Morais; Avenida Conselheiro Nébias, entre Avenida Epitácio Pessoa e Rua Luiz Gama; Rua Campos Melo, entre Avenida Afonso Pena e Luiz Gama; Avenida Bernardino de Campos (canal 2), entre Avenida Floriano Peixoto e Rua Carvalho de Mendonça (VLT ainda não).
E ainda: Avenida Pinheiro Machado (canal 1), entre Rua João Caetano e Rua Carvalho de Mendonça; Avenida Moura Ribeiro, entre Rua Godofredo Fraga e canal 1; Rua Carvalho de Mendonça, entre Rua Alfredo Albertine e canal 1; Avenida Senador Feijó, entre Avenida São Francisco e Avenida Francisco Glicério; Rua Joaquim Távora, entre canal e Avenida Ana Costa; Rua João Pessoa, entre Rua Dr. Cochrane e Praça dos Andradas; Avenida Rangel Pestana, entre Rua Braz Cubas e Avenida Ana Costa, e Rua Amador Bueno, entre Praça dos Andradas e Rua Braz Cubas.
Por fim, com os equipamentos funcionando em rede sincronizada, os técnicos da CE seguem fazendo medições e ajustes em alguns cruzamentos ao longo desses corredores.
Fonte: Foto de EyeEm na Freepik