Novembro Negro em Santa Clara
Economia

Novembro Negro em Santa Clara: Balcão de Empregos e CIEE se unem em ação

Novembro Negro em Santa Clara terá orientações para acesso ao mercado formal de trabalho

Na última sexta-feira (12), a Secretaria Municipal do Trabalho em Emprego de Rio Preto promoveu uma ação no Núcleo Santa Clara, na região do Bosque. Sendo assim, o Balcão de Empregos se uniu ao CIEE (Centro de Integração Empresa Escola) em prol de uma oficina de confecção de currículos para movimentar a economia local.

Novembro Negro em Santa Clara

A ação integra a programação do Novembro Negro em Santa Clara. Ao longo deste mês haverá ações e eventos focados no Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, que marca a luta contra o racismo e a desigualdade racial.

De acordo com a vice-presidente do Conselho Municipal Afro, Denise Ferreira, que também é líder comunitária na Estância Santa Clara:

“É muito importante que a população que vive nas regiões mais distantes da área central conheça as possibilidades de acesso ao mercado de trabalho formal, especialmente porque estamos falando de muitas famílias de pessoas pretas e parda e também pobres. Trazer até elas informações e condições para geração de renda e desenvolvimento social.”

Programação do novembro Negro em Santa Clara

Nas próximas sextas-feiras (19 e 26), também à tarde, serão realizadas novas oficinas de currículos e Balcão de Empregos, no Núcleo Santa Catarina e no Núcleo Vila Azul, respectivamente.

Ciclo de diálogo

Por outro lado, no dia 24 de novembro (quarta-feira), terá um ciclo de diálogo na sala de sessões da Câmara de Rio Preto. O encontro contará com as presenças de: Miriam das Graças Oliveira, assistente social do CIEE; Elias “Darok” Viana, presidente do Conselho Municipal Afro, idealizador do projeto Negrário; Robson Pedro de Toledo, presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB de São José do Rio Preto; Demécio Rodrigo da Silva, assessor da Secretaria da Mulher, chefe do Núcleo de Enfrentamento ao Preconceito; Ariane Antonio dos Santos, acadêmica de administração, pesquisadora de carreiras e conselheira do Conselho Afro; Paulo Perso da Costa, conselheiro do Conselho Afro e chefe de gabinete na Secretaria do Trabalho e do Emprego. Além disso, a conversa será transmitida pela TV Câmara.

Vale destacar que todas as atividades são abertas à comunidade e não dependem de inscrições prévias.

Mercado de trabalho

Apesar das ações, um estudo intitulado Síntese de Indicadores Sociais, realizado pelo IBGE em 2019, a taxa de desocupação, um dos principais indicadores do mercado trabalho, foi de 13,6% para pretos ou pardos e de 9,3%, para brancos.

Já entre as pessoas ocupadas, o percentual de pretos ou pardos em empregos informais chegou a 47,4%, enquanto entre os trabalhadores brancos foi de 34,5%. Entretanto, a pobreza prejudicou mais as mulheres pretas ou pardas, com 39,8% dos extremamente pobres, e 38,1% dos pobres.

Ainda conforme o estudo, pretos e pardos representa mais da metade da população brasileira (56,8%). Eles foram os mais afetados pelos efeitos da crise provocada pela pandemia de Covid-19.

Serviço

Oficina de Currículos e Balcão de Empregos
Sempre das 13h às 17h
19/11 – Núcleo Santa Catarina: Av. Luiz Martins Filho – Parque das Amoras II
26/11 – Núcleo Vila Azul: Estrada Vicinal Rio Preto/V.Azul s/n Jd – Estância Navarette

Ciclo de Diálogo
24/11, às 14h, na sala de sessões da Câmara de Rio Preto
Não é necessária inscrição prévia

Postagens relacionadas

62 municípios do Ceará excederam limite de gastos com pessoal

Município Assessoria

Empresa de energia pioneira aposta em parque eólico para sair da crise

Município Assessoria

O Facilitador comenta os principais tipos de financiamento

Município Assessoria

Ricardo K é contratado pela CSN para assessorar na aquisição da Samarco

Município Assessoria

O Solucionador explica: Dívida deixa de existir após 5 anos?

Município Assessoria

Papel do fiador: por que ele é essencial em um financiamento?

Município Assessoria