Programa Nota Paraná recolhe parte do imposto pago pelos contribuintes nas compras e devolve aos paranaenses em forma de créditos ou sorteios; em Maringá, 25 empresas ligadas ao turismo estão inscritas no Paraná Pay, programa ligado à iniciativa
Nesta terça-feira (3), o Programa Nota Paraná completa seis anos de existência. Desde sua criação em 2015, mais de R$ 2,1 bilhões em créditos e sorteios foram devolvidos para os paranaenses. Isso porque estas pessoas pediram CPF na nota na hora de suas compras.
Programa Nota Paraná
Segundo a Secretaria da Fazenda, 3,8 milhões de consumidores estão inscritos no programa do estado paranaense desde o começo. Além disso, mais de 32 milhões de CPFs já foram solicitados nas compras no estado.
O programa do setor de economia do Estado ajuda a combater a sonegação de impostos. É o que revela a auditora fiscal e coordenadora da iniciativa, Marta Gambini.
Como funciona o programa
O Nota Paraná funciona a partir de créditos e prêmios que são transferidos para conta bancária ou utilizados para abater o IPVA. Mas também podem ser doados para entidades sem fins lucrativos.
Paraná Pay
Outro braço do Programa Nota Paraná é o Paraná Pay. Contudo, apenas na cidade de Maringá há 25 empresas ligadas ao setor de turismo cadastradas. Por fim, os consumidores podem ser sorteados e utilizar os créditos nos estabelecimentos participantes.
Próximo sorteio é neste mês
O próximo sorteio da iniciativa será no dia 9 de agosto, na sede da Receita Estadual de Maringá. Ao todo, serão sorteados R$ 5 milhões.
*Foto: Divulgação/ Arquivo/AEN