Museu Mazzaropi
História

Museu Mazzaropi: conheça mais este espaço de cultura

Museu Mazzaropi possui a exposição permanente “Mazzaropi, o Brasil e a Felicidade” que foca no artista, sua terra e seu tempo

Localizado na cidade de Taubaté, o Museu Mazzaropi conta a história de um grande artista do século 20. E isso desde a estreia em circos mambembes até sua consagração no cinema. Além disso, seus filmes retratam aspectos do cotidiano brasileiro que ainda hoje estão presentes.

Museu Mazzaropi – o que encontrar

O espaço conta com a exposição permanente “Mazzaropi, o Brasil e a Felicidade”, que combina arte e ciência. Isso inclui a magia dos efeitos óticos, imagens em movimento, música, objetos cenográficos, equipamentos de cinema da época e recursos digitais de hoje.

O artista

Mazzaropi foi um ator, cantor, produtor, diretor, roteirista, cenógrafo, personagem de quadrinhos. E tudo isso pode ser conferido na exposição.

O museu Mazzaropi conta ainda com um anfiteatro para 350 pessoas e recebe diversos eventos. Entre os quais: Festival de Cinema e a Semana Mazzaropi, em abril.

Já no “Empório Mazzaropi” o público confere filmes em dvd e livros sobre o artista. E ainda a premiada Cachaça Mazzaropi e o reconhecido artesanato da região.

Criação do museu Mazzaropi

Criado em 1992, por João Roman Júnior, o museu homenageia seu velho amigo, Amácio Mazzaropi.

A amizade entre eles nasceu das serestas em São Luiz do Paraitinga, e também com o compositor Elpídio dos Santos, criador das músicas para os filmes de Mazzaropi e o maestro Fêgo Camargo, pai de Hebe Camargo.

Naquele tempo ninguém podia imaginar que João compraria anos mais tarde o complexo que incluía os estúdios da PAM Filmes, onde hoje existe o Hotel Fazenda Mazzaropi®.

O museu Mazzaropi revive o patrimônio cultural inestimável do artista e contribui para a atratividade turística e cultural da região.

Arquitetura

O projeto do museu é da N&W Arquitetos e conta com um telhado metálico curvo, que sugere uma sequência de latas de filmes de cinema.

O edifício é constituído pelo hall de entrada, a área de exposição, a sala de vídeo, a loja, banheiros, anfiteatro e camarins. O mezanino abriga outra área de exposição e escritório. 

Além disso, o espaço foi construído estrategicamente ao lado dos antigos estúdios de cinema, o conjunto de prédios possui capacidade para receber desde pequenas comemorações até eventos para cerca de mil pessoas.

Curadoria

Por fim, o projeto expográfico é da Praxinoscópio, com a curadoria da equipe do museu.

Já a linha narrativa, segue uma cronologia da vida e obra de Mazzaropi, como se fosse uma crônica da vida brasileira no século 20, quando o país deixa de ser predominantemente agrário para tornar-se urbano.

*Foto: Divulgação

Postagens relacionadas

Conheça o turismo rural e histórico das fazendas do Vale do Café

Município Assessoria

Patrimônio da Humanidade da Unesco: Brasília pode perder título

Município Assessoria

Festa do Tropeiro de Ibatiba tem lei promulgada

Município Assessoria

Redes sociais postam curiosidades do Museu Oscar Niemeyer

Município Assessoria

Jardim Botânico vira tema de podcast no Rio

Município Assessoria

Preservação do patrimônio histórico no RJ: MGI e AN traçam ações conjuntas

Município Assessoria