Museu Mazzaropi possui a exposição permanente “Mazzaropi, o Brasil e a Felicidade” que foca no artista, sua terra e seu tempo
Localizado na cidade de Taubaté, o Museu Mazzaropi conta a história de um grande artista do século 20. E isso desde a estreia em circos mambembes até sua consagração no cinema. Além disso, seus filmes retratam aspectos do cotidiano brasileiro que ainda hoje estão presentes.
Museu Mazzaropi – o que encontrar
O espaço conta com a exposição permanente “Mazzaropi, o Brasil e a Felicidade”, que combina arte e ciência. Isso inclui a magia dos efeitos óticos, imagens em movimento, música, objetos cenográficos, equipamentos de cinema da época e recursos digitais de hoje.
O artista
Mazzaropi foi um ator, cantor, produtor, diretor, roteirista, cenógrafo, personagem de quadrinhos. E tudo isso pode ser conferido na exposição.
O museu Mazzaropi conta ainda com um anfiteatro para 350 pessoas e recebe diversos eventos. Entre os quais: Festival de Cinema e a Semana Mazzaropi, em abril.
Já no “Empório Mazzaropi” o público confere filmes em dvd e livros sobre o artista. E ainda a premiada Cachaça Mazzaropi e o reconhecido artesanato da região.
Criação do museu Mazzaropi
Criado em 1992, por João Roman Júnior, o museu homenageia seu velho amigo, Amácio Mazzaropi.
A amizade entre eles nasceu das serestas em São Luiz do Paraitinga, e também com o compositor Elpídio dos Santos, criador das músicas para os filmes de Mazzaropi e o maestro Fêgo Camargo, pai de Hebe Camargo.
Naquele tempo ninguém podia imaginar que João compraria anos mais tarde o complexo que incluía os estúdios da PAM Filmes, onde hoje existe o Hotel Fazenda Mazzaropi®.
O museu Mazzaropi revive o patrimônio cultural inestimável do artista e contribui para a atratividade turística e cultural da região.
Arquitetura
O projeto do museu é da N&W Arquitetos e conta com um telhado metálico curvo, que sugere uma sequência de latas de filmes de cinema.
O edifício é constituído pelo hall de entrada, a área de exposição, a sala de vídeo, a loja, banheiros, anfiteatro e camarins. O mezanino abriga outra área de exposição e escritório.
Além disso, o espaço foi construído estrategicamente ao lado dos antigos estúdios de cinema, o conjunto de prédios possui capacidade para receber desde pequenas comemorações até eventos para cerca de mil pessoas.
Curadoria
Por fim, o projeto expográfico é da Praxinoscópio, com a curadoria da equipe do museu.
Já a linha narrativa, segue uma cronologia da vida e obra de Mazzaropi, como se fosse uma crônica da vida brasileira no século 20, quando o país deixa de ser predominantemente agrário para tornar-se urbano.
*Foto: Divulgação