Mucugê faz parte da região da Chapada Diamantina
A cidade de Mucugê, uma das mais antigas da região da Chapada Diamantina, na Bahia, desde a semana passada abriga uma nova unidade de serviço do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, vinculada ao Escritório Técnico do órgão em Rio de Contas. De acordo com o Instituto, tal unidade ajudará a desenvolver políticas de valorização do Patrimônio Cultural da região, o que inclui tanto sua dimensão material como aspectos de arqueologia, paisagens, história, patrimônio imaterial e bens móveis.
Mucugê do ponto de vista histórico
Além disso, o Instituto revela que Mucugê é um dos municípios é historicamente bastante rica e que também vêm se desenvolvendo cada vez mais na Bahia. Isso engloba a abertura de muitos processos que demandam autorização prévia do Iphan, tanto por meio de intervenções de restauração e reforma de imóveis, quanto por novas construções em zonas de enetorno e também no conjunto protegido.
Atuação do Instituto de forma mais qualificada
Sendo assim, a partir desta nova unidade, o Iphan terá uma atuação na cidade mais qualificada, além de estar mais presente com o propósito de garantir que esse desenvolvimento ocorra em conformidade com a preservação desse rico patrimônio. E isso tudo estimula a participação ativa da população na construção e manutenção de sua história e identidade.
Serviço
A unidade de serviço do Iphan em Mucugê está situada na Praça Coronel Propércio, no Centro Histórico do município, e vai funcionar em escala semanal, com um servidor de plantão das 9h às 18h.
*Foto: Reprodução/Marcus Mello – https://www.flickr.com/photos/fotosmucuge/3620838226/