hotelaria da região norte lidera pesquisa de intenção de investimento
Turismo

Hotelaria da Região Norte lidera pesquisa de intenção de investimento

Segundo levantamento da MTur, 60% dos empresários do segmento de hotelaria da Região Norte afirmaram que pretendem investir já neste primeiro semestre de 2021

Um estudo do Ministério do Turismo realizado com empresários da hotelaria de todas as regiões do país identificou o impacto da pandemia de Covid-19 no segmento e perspectivas de investir no setor.

Hotelaria da Região Norte se destaca

De acordo com a Pesquisa de Sondagem Empresarial – Empresários do Setor Hoteleiro de Turismo, embora o cenário nacional demonstre cautela em relação a realização de investimentos para o primeiro semestre de 2021 – apenas 42,5% se mostram favoráveis. É o caso da hotelaria da Região Norte (60,1%), que se destaca como a que mais deve investir no período, com foco no pós-pandemia. Já a Região Nordeste está em segundo lugar com 53,1%, seguida pelas regiões Centro-Oeste (44,6%), Sudeste (36,4%) e Sul (35,6%).

Sobre isso, Gilson Machado Neto, ministro do Turismo, explicou:

“Sabemos que uma das tendências para a retomada das atividades é o turismo de natureza, então é muito interessante observar que os estabelecimentos do Norte e Nordeste estão dispostos a investir para receber esse turista no retorno das atividades para deixar a melhor lembrança.”

Faturamento

A expectativa é de recuperação parcial em relação aos prejuízos identificados no segundo semestre de 2020. Segundo a sondagem, 82,5% dos empresários informaram queda no período.

Entretanto, no cenário de janeiro a junho de 2021, 44,6% indicam perspectiva de redução no faturamento, enquanto 32,4% acreditam em um crescimento e 23% preveem estabilidade.

Em contrapartida, ao observarmos as regiões, o Sudeste aparece como mais otimista em relação ao crescimento no faturamento (35,6%). Porém, quando observada a demanda pelos destinos, 80% dos empresários informam que houve queda na procura pelos turistas.

Para esse primeiro semestre, a expectativa para 32,7% dos entrevistados é de aumento e para 22,3% deles é de estabilidade, sendo que 45% indicam para um horizonte de queda da demanda turística. Contudo, o Sudeste se destaca novamente com a maior perspectiva de aumento de demanda por destinos, com 36,1%. 

Informações mais detalhadas podem ser encontradas no site Dados e Fatos do Ministério do Turismo.

*Foto: Divulgação/Fernando Frazão/Agência Brasil

Postagens relacionadas

Realidade virtual possibilita “viajar” durante isolamento social

Município Assessoria

Cabo Frio já ensaia para a alta temporada

Município Assessoria

Pré-Caju 2023: evento movimenta cadeia produtiva do turismo

Município Assessoria

Turismo de negócios: índices crescem 15% comparados à pré-pandemia

Município Assessoria

Governador do Tocantins pede estrada de acesso ao Jalapão

Município Assessoria

Piscinas naturais de Maragogi (AL) têm acesso proibido

Município Assessoria