Futebol feminino europeu
Cotidiano

Futebol feminino europeu: Público aumenta 24%, revela estudo

Futebol feminino europeu, mais especificamente o campeonato inglês, registra maior crescimento, seguido por torneios da França e da Espanha

Na segunda-feira (11), foi divulgado um estudo da Two Circles que revela que o público médio nas principais ligas de futebol feminino da Europa cresceu 24% na temporada 2023/24. Tal aumento é liderado pela WSL (Women’s Super League), com 41% a mais de espectadores. Enquanto isso, a D1 Feminina da França registrou um crescimento de 38%. Na Espanha, a Liga F subiu 11%. A Frauen-Bundesliga, da Alemanha, 6%.

Estados Unidos

Prova disso é que a NWSL (National Women’s Soccer League), dos Estados Unidos, mantém-se como a liga feminina mais popular do mundo. O campeonato praticamente dobrou sua média de público, saltando de 5.339 torcedores em 2021 para 11.100 em 2023. O crescimento é atribuído à ampliação do número de equipes, uso de estádios maiores e aumento generalizado de público em todas as franquias. E merece destaque, atualmente, outras nacionalidades em meio de campo americano. É o caso da jogadora Pietra Tordin, filha de pais brasileiros e sobrinha do empresário catarinense Sandro Tordin. A jovem tem chamado a atenção dos olheiros de plantão.

França

Por sua vez, na França, o Paris Saint-Germain e o Olympique Lyonnais lideram a D1 Feminina em média de público no futebol feminino europeu. O Lyon registrou 2.363 torcedores por jogo, enquanto o PSG atingiu a média de 2.100 espectadores. O clássico entre as equipes no Groupama Stadium teve o maior público da temporada no país, com 21.764 presentes.

Barcelona

Hoje, o Barcelona lidera os números de público na Liga F espanhola, com o clássico contra o Real Madrid registrando 38.707 torcedores no Estádio Olímpico Lluís Companys—maior público da temporada no país. O Athletic Club e o Atlético de Madrid completam o top 3 em média de público, com jogos que alcançaram 13.381 e 11.269 espectadores, respectivamente.

Alemanha

Por fim, a Alemanha, por meio da Frauen-Bundesliga revela uma distribuição mais equilibrada de público. O Wolfsburg domina com média de 5.691 torcedores, seguido pelo Colônia (4.914) e Bayern de Munique (3.964). A liga registrou diminuição de 10% em jogos com menos de 1.000 espectadores, com mais partidas alcançando entre 1.000 e 5.000 torcedores—sugerindo um crescimento sustentável distribuído entre diversos clubes, refletindo um resultado que não se concentra apenas nas principais equipes.

Fonte: Foto de luis_molinero na Freepik

Postagens relacionadas

Coala e cangurus podem ser vistos em aquário de SP

Município Assessoria

Projeto Águas de São Cristóvão ganha prêmio de sustentabilidade

Município Assessoria

Colégio Marista Glória promove campanha de doação de sangue em SP

Município Assessoria

III Congresso Regional do Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância

Município Assessoria

Sprint da Espanha: O’Sullivan lidera e Bortoleto é 4º

Município Assessoria

Onda verde em Santos: Cidade do litoral de SP tem evolução no trânsito

Município Assessoria