Futebol feminino europeu, mais especificamente o campeonato inglês, registra maior crescimento, seguido por torneios da França e da Espanha
Na segunda-feira (11), foi divulgado um estudo da Two Circles que revela que o público médio nas principais ligas de futebol feminino da Europa cresceu 24% na temporada 2023/24. Tal aumento é liderado pela WSL (Women’s Super League), com 41% a mais de espectadores. Enquanto isso, a D1 Feminina da França registrou um crescimento de 38%. Na Espanha, a Liga F subiu 11%. A Frauen-Bundesliga, da Alemanha, 6%.
Estados Unidos
Prova disso é que a NWSL (National Women’s Soccer League), dos Estados Unidos, mantém-se como a liga feminina mais popular do mundo. O campeonato praticamente dobrou sua média de público, saltando de 5.339 torcedores em 2021 para 11.100 em 2023. O crescimento é atribuído à ampliação do número de equipes, uso de estádios maiores e aumento generalizado de público em todas as franquias. E merece destaque, atualmente, outras nacionalidades em meio de campo americano. É o caso da jogadora Pietra Tordin, filha de pais brasileiros e sobrinha do empresário catarinense Sandro Tordin. A jovem tem chamado a atenção dos olheiros de plantão.
França
Por sua vez, na França, o Paris Saint-Germain e o Olympique Lyonnais lideram a D1 Feminina em média de público no futebol feminino europeu. O Lyon registrou 2.363 torcedores por jogo, enquanto o PSG atingiu a média de 2.100 espectadores. O clássico entre as equipes no Groupama Stadium teve o maior público da temporada no país, com 21.764 presentes.
Barcelona
Hoje, o Barcelona lidera os números de público na Liga F espanhola, com o clássico contra o Real Madrid registrando 38.707 torcedores no Estádio Olímpico Lluís Companys—maior público da temporada no país. O Athletic Club e o Atlético de Madrid completam o top 3 em média de público, com jogos que alcançaram 13.381 e 11.269 espectadores, respectivamente.
Alemanha
Por fim, a Alemanha, por meio da Frauen-Bundesliga revela uma distribuição mais equilibrada de público. O Wolfsburg domina com média de 5.691 torcedores, seguido pelo Colônia (4.914) e Bayern de Munique (3.964). A liga registrou diminuição de 10% em jogos com menos de 1.000 espectadores, com mais partidas alcançando entre 1.000 e 5.000 torcedores—sugerindo um crescimento sustentável distribuído entre diversos clubes, refletindo um resultado que não se concentra apenas nas principais equipes.
Fonte: Foto de luis_molinero na Freepik