Frinape
Cultura

Frinape: Confira 18ª edição da feira multissetorial do norte gaúcho

Em espaço da Frinape ocorre a Cidade da Cultura, espaço dedicado a manifestações artísticas, que acontece em Erechim

Desde a última quinta-feira (14), a Erechim sedia a 18ª edição da Feira Regional, Industrial e de Agropecuária (Frinape). Trata-se do maior evento multissetorial do norte do Rio Grande do Sul. Um dos destaques da programação, que ocorre até o próximo domingo (24) no Parque da Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim (ACCIE), é a Cidade da Cultura, um espaço voltado a diversas atrações de arte e cultura e financiado pelo Pró-Cultura RS – Lei de Incentivo à Cultura (LIC). O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), autorizou a Frinape a captar R$ 200 mil via LIC para a realização da Cidade da Cultura.

Estrutura da Frinape

A estrutura da Feira Frinape está dividida em grandes áreas temáticas, entre as quais a Cidade da Cultura, que fica no primeiro andar do Pólo de Cultura. A programação envolve quase 120 atividades, com mais de 1,5 mil artistas. E ainda inclui apresentações de música, dança e teatro, exposições de artesanato, mostras interativas – como a sala “Conectando Gerações”, que aborda as relações intergeracionais –, participações de artistas locais (explorando a temática “Com o que eu me conecto”) e oficinas de origamis. Além disso, o espaço deve receber até o fim do evento, mais de 3 mil estudantes de escolas da região.

Outros espaços

A Frinape também conta com outros espaços, como a Cidade da Inovação, a Cidade Espacial, a Fenamate, os Pavilhões da Agricultura Familiar, do Artesanato e da Indústria, Comércio e Serviços e uma área externa para expositores de máquinas agrícolas e automóveis. Também integram o evento um desfile temático (intitulado Parada da Realeza) e apresentações musicais de: Luan Santana, Hungria, DJ Alok, Matheus & Kauan, Luan Pereira e Bruno & Marrone.

Tema desta edição

Por sua vez, o tema desta edição é Emoções em movimento, e promovido pela ACCIE e pela Prefeitura de Erechim, que esperam neste ano ultrapassar as marcas da edição passada, quando a Frinape reuniu mais de 650 expositores e 300 mil visitantes.

Fonte: Foto de EyeEm na Freepik

Postagens relacionadas

Covid-19 pode gerar danos de R$ 34,5 bi na cultura paulista

Município Assessoria

Um ano após renúncia, Prêmio Jabuti tem novo curador

Município Assessoria

Festival de Música de Jundiaí acontece neste mês

Município Assessoria

Masp abriga duas mostras sobre arte feminina

Município Assessoria

Prêmio SP de Literatura divulga lista com finalistas

Município Assessoria

Novos olhares sobre o modernismo: confira mostras na Casa Roberto Marinho e CCBB-RJ

Município Assessoria