Em espaço da Frinape ocorre a Cidade da Cultura, espaço dedicado a manifestações artísticas, que acontece em Erechim
Desde a última quinta-feira (14), a Erechim sedia a 18ª edição da Feira Regional, Industrial e de Agropecuária (Frinape). Trata-se do maior evento multissetorial do norte do Rio Grande do Sul. Um dos destaques da programação, que ocorre até o próximo domingo (24) no Parque da Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim (ACCIE), é a Cidade da Cultura, um espaço voltado a diversas atrações de arte e cultura e financiado pelo Pró-Cultura RS – Lei de Incentivo à Cultura (LIC). O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), autorizou a Frinape a captar R$ 200 mil via LIC para a realização da Cidade da Cultura.
Estrutura da Frinape
A estrutura da Feira Frinape está dividida em grandes áreas temáticas, entre as quais a Cidade da Cultura, que fica no primeiro andar do Pólo de Cultura. A programação envolve quase 120 atividades, com mais de 1,5 mil artistas. E ainda inclui apresentações de música, dança e teatro, exposições de artesanato, mostras interativas – como a sala “Conectando Gerações”, que aborda as relações intergeracionais –, participações de artistas locais (explorando a temática “Com o que eu me conecto”) e oficinas de origamis. Além disso, o espaço deve receber até o fim do evento, mais de 3 mil estudantes de escolas da região.
Outros espaços
A Frinape também conta com outros espaços, como a Cidade da Inovação, a Cidade Espacial, a Fenamate, os Pavilhões da Agricultura Familiar, do Artesanato e da Indústria, Comércio e Serviços e uma área externa para expositores de máquinas agrícolas e automóveis. Também integram o evento um desfile temático (intitulado Parada da Realeza) e apresentações musicais de: Luan Santana, Hungria, DJ Alok, Matheus & Kauan, Luan Pereira e Bruno & Marrone.
Tema desta edição
Por sua vez, o tema desta edição é Emoções em movimento, e promovido pela ACCIE e pela Prefeitura de Erechim, que esperam neste ano ultrapassar as marcas da edição passada, quando a Frinape reuniu mais de 650 expositores e 300 mil visitantes.
Fonte: Foto de EyeEm na Freepik