FIA F3 conta com piloto brasileiro finalizando as duas corridas da Espanha na quarta colocação
No último fim de semana, o Autódromo de Barcelona, na Espanha, recebeu as atividades do Mundial de F1 e, junto a elas, a quinta etapa do Campeonato FIA F3, com destaque para o piloto brasileiro Gabriel Bortoleto. Nos últimos tempos, o jovem corredor vem surpreendendo a categoria, recebendo elogios e cometários de pilotos veteranos que também já estiveram em seu ligar décadas atrás, como ex-piloto gaúcho Renato Conill, que reconhece que Bortoleto pode ter uma carreira bastante promissora.
FIA F3 – pontos de Gabriel
A categoria FIA F3, disputada de forma preliminar para a principal categoria do automobilismo mundial, teve o prazer de presenciar novamente toda a habilidade do piloto brasileiro. Além disso, foi na Espanha que Gabriel abriu a diferença de pontos, passando de 17 para 24, na liderança do Campeonato.
Vale destacar que Bortoleto chegou à Espanha contente com o fim de semana que havia feito em Mônaco uma vez que, mesmo sem ter o carro mais veloz para aquele circuito, conseguiu acumular uma boa quantidade de pontos para o Campeonato.
Diante de um grid que reúne os maiores talentos em ascensão do mundo, Gabriel e a equipe Trident mostram a cada fim de semana que estão trabalhando de modo muito focado para a conquista do título.
Pódio
Mesmo sem ter ido ao pódio em nenhuma das duas corridas do fim de semana o piloto de São Paulo conseguiu fazer 19 pontos na rodada e deixou a Espanha com 92 pontos na liderança do Campeonato, 24 a mais que o segundo colocado.
Como foi a corrida
As atividades na pista da cidade de Montmelo, nos arredores de Barcelona, tiveram início na sexta-feira com os treinos livres. Com a marca de 1m29s358 Gabriel foi o sétimo colocado na única sessão de testes e seguiu para a classificação em busca de melhora de performance.
Mesmo diante do pouco tempo entre as duas atividades a equipe Trident alterou alguns ajustes no carro #5 e seguiu para a classificação. Gabriel conseguiu reduzir seu tempo em mais de um segundo e, com a marca de 1m28s005 se garantiu com a sexta melhor marca o que, por consequência, lhe rendeu a sétima posição no grid de largada da corrida de sábado (Sprint) e a sexta para domingo (Feature).
Apesar de uma largada conservadora na prova da Sprint, Bortoleto manteve-se na sétima colocação. Sempre no primeiro pelotão o piloto procurou administrar a degradação dos pneus na primeira parte da corrida e, quando faltavam seis voltas para o fim, impôs um ritmo mais forte.
No entanto, a quatro voltas para o fim, numa manobra por fora nas curvas dois e três, ele superou de uma vez Paul Aron e Sebastian Montoya pulando para a quarta colocação. Neste posto o piloto abriu certa vantagem, mas, não o suficiente para buscar o terceiro lugar. Com o resultado Gabriel somou mais sete pontos na classificação.
Já no domingo, o jovem piloto trabalhou de forma inteligente mais uma vez, e após uma boa largada, esperou as oportunidades surgirem para avançar. E foi assim que conquistou mais duas posições, concluindo as 25 voltas da prova na quarta posição.
Pela valorização maior da Feature Race o piloto brasileiro somou 12 pontos e, com isso, deixou Barcelona com 92 pontos na classificação – 24 a mais que o segundo colocado.
Declarações
O jovem declarou que foi um final de semana d emuoto trabalho. E apesar de não ter tido o mesmo rendimento de Barein e Austrália, ele e sua equipe encontraram uma boa estratégia.
“ Isso me permitiu trabalhar melhor a degradação dos pneus e somar o maior número de pontos possíveis.”
Agora, Gabriel está bastante animado para a etapa da Áustria aqui a poucas semanas, em busca de ampliar ainda mais esta diferença.
A sexta rodada do FIA F3 está marcada para os dias 03 e 04 de julho no autódromo de Red Bull Ring em Spielberg, na Áustria.
*Foto: Reprodução/Flickr (NISMO Global – flickr.com/photos/nissan-racing/10455986506)