Festival de Música de Jundiaí se consolida como cidade que consegue realizar grandes festivais
Por meio da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), a cidade de Jundiaí se consolida grande realizadora de festivais. O reconhecimento vem após o sucesso das edições dos Festivais de Dança (Enredança), em abril, Curtas Metragens, em maio e Teatro (Festeju), em junho.
Agora, o recém-lançado Festival de Música de Jundiaí será realizado neste mês, no Complexo Fepasa, bate todos os recordes: mais de 370 músicas inscritas, 323 compositores, 354 canções, 23 composições instrumentais, representantes de 88 cidades de 16 estados brasileiros, com inscrições em todos os gêneros musicais.
Festival de Música de Jundiaí
De acordo com o gestor da UGC, Marcelo Peroni, esse sucesso coloca Jundiaí em lugar de destaque na rota dos festivais.
“A classe artística está reconhecendo a seriedade com que estamos montando os editais e regulamentos, os profissionais renomados que convidamos para participar das bancas de seleção e julgamento, das rodas de conversas, dos workshops nos dão ainda mais credibilidade. Há que se destacar também, as políticas públicas para a Cultura que essa administração vem realizando, somado a infraestrutura que dispomos tanto de locais como de material técnico e as boas premiações.”
Proposta
Além disso, a proposta do festival é estimular a formação de um novo público interessado em manifestações artísticas, além de incentivar a interação e troca dessas experiências entre as várias expressões culturais. E também promover a troca de informações e de experiências entre profissionais de renome e jovens talentos da música.
Comissão de avaliação técnica do Festival
Para selecionar 30 composições inéditas, a UGC convidou para compor a comissão de avaliação técnica do Festival:
- João Marcelo Bôscoli, sócio fundador da Trama, empresa de música independente do Brasil, que já lançou mais de 3 mil CDs e DVDs, vendendo cerca de 12 milhões de cópias;
- Graça Cunha, cantora com 29 anos de carreira, com participações em teatro musical, gravação de jingles, bandas, sendo escolhida pela Disney para dublar a voz de Sabi, a mãe de Simba, do filme Rei Leão e que cantou a versão brasileira de “Circle of live”, de Elton John, música de abertura do filme;
- e Sérgio Martins, jornalista e crítico musical com vasta experiência e passagem pelas principais redações de jornais e revistas do país. Hoje, apresenta o programa “Conversa de Música”, na plataforma InnsaeiTV.
Apresentações
Entre os dias 27 e 31 de julho acontecerão as apresentações ao vivo dos concorrentes do Festival, no Complexo Fepasa. A entrada é gratuita.
Cronograma
Eliminatórias: dias 27, 28 e 29 (quarta, quinta e sexta-feira) – apresentação das 30 músicas selecionadas.
Semifinal: dia 30 (sábado) – apresentação das 15 músicas selecionadas pela fase eliminatória.
Final: dia 31 (domingo) – apresentação das 10 músicas selecionadas pela fase semifinal e definição das quatro melhores músicas do festival, com as quatro sendo consideradas vencedoras.
Premiação
Por fim, a premiação será para: melhor intérprete, melhor música de Jundiaí e voto popular. As quatro músicas vencedoras receberão aporte de R$ 4 mil cada uma e troféu, o mesmo prêmio para a melhor música de Jundiaí. Ao melhor intérprete e melhor música por voto popular será conferido o aporte de R$ 3 mil e troféu.
*Foto: Reprodução