Feira da Indústria do Pará
Economia

Feira da Indústria do Pará: Incentivo Fiscal e Política de Concessões são temas de painéis

Feira da Indústria do Pará terminou ontem (22) no Hangar – Centro de Convenções e Feiras, em Belém

Terminou ontem (22), a XV Feira da Indústria do Pará (Fipa). E entre os painéis de destaque da feira, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), estavam os projetos de diretorias de fomento e incentivo à economia.

Feira da Indústria do Pará – painéis

O primeiro painel de destaque na Feira da Indústria do Pará diz respeito ao programa de Incentivos Fiscais, marcando a presença do Estado no enfrentamento às desigualdades regionais. A ideia é criar mecanismos para atrair investimentos que resultem em impactos positivos na economia paraense.

De acordo com Danilo Gonçalves de Souza, diretor da Secretaria Operacional Incentivos Fiscais (Secop), o foco é orientar empresas a se adequar:

“Apresentamos alguns tópicos pontuais da legislação que ampara a Política de Incentivos no Pará, orientando as empresas a como podem ter acesso a este programa. Alguns dos instrumentos que podemos conceder são isenção, redução de base de cálculo, crédito presumido, diferimento na entrada de máquinas, equipamentos e insumos, além de qual a modalidade que vai incidir em cada venda e operação, seja ela interna ou interestadual.”

Já o segundo painel de destaque, apresentado pela Sedeme, teve como tema a Política de Concessões, voltado a órgãos e entidades da administração pública do Pará. A medida sugere modelos de parcerias que atendam ao interesse público, além de encaminhar ao Conselho Gestor de Parceria Público Privada estudos e projetos para análise. Segundo Máyra Guimarães, da diretoria de concessões da Sedeme:

“Nosso principal objetivo é avaliar os projetos de concessões públicas, proporcionando a sensibilidade e mobilidade de mercadorias para o Pará, obtendo recursos privados destinados para os serviços públicos, gerando assim uma parceria com a iniciativa privada, melhorando a competitividade do Estado.”

O evento

Além disso, a Sedeme também é expositora no evento com estande em parceria com a Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa). Sua participação atua como uma forma de integração e promoção na divulgação dos investimentos e produtos existentes nas mais diversas cadeias produtivas da região Amazônica.

Por fim, em outro estande, o Governo do Estado expõe projetos públicos como a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológico (Sectet), a Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (CODEC), e a Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará), entre outros.

A XV Feira da Indústria do Pará, ou Fipa, aconteceu no Hangar, localizado na Av. Doutor Freitas.

*Foto: Reprodução

Postagens relacionadas

 Legislação fiscal e contábil: Um desafio constante

Município Assessoria

Cidade mais confiável para investir: Niterói lidera, diz S&P

Município Assessoria

Consequências da dívida: Pode haver bloqueios em contas

Município Assessoria

PIB de Várzea Grande se torna 4ª maior economia de MT

Município Assessoria

Acelere Talks recebe Anderson Dias no Recife

Município Assessoria

Distribuição de botijão de gás: parcerias viabilizam iniciativa

Município Assessoria