Feira da Indústria do Pará terminou ontem (22) no Hangar – Centro de Convenções e Feiras, em Belém
Terminou ontem (22), a XV Feira da Indústria do Pará (Fipa). E entre os painéis de destaque da feira, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), estavam os projetos de diretorias de fomento e incentivo à economia.
Feira da Indústria do Pará – painéis
O primeiro painel de destaque na Feira da Indústria do Pará diz respeito ao programa de Incentivos Fiscais, marcando a presença do Estado no enfrentamento às desigualdades regionais. A ideia é criar mecanismos para atrair investimentos que resultem em impactos positivos na economia paraense.
De acordo com Danilo Gonçalves de Souza, diretor da Secretaria Operacional Incentivos Fiscais (Secop), o foco é orientar empresas a se adequar:
“Apresentamos alguns tópicos pontuais da legislação que ampara a Política de Incentivos no Pará, orientando as empresas a como podem ter acesso a este programa. Alguns dos instrumentos que podemos conceder são isenção, redução de base de cálculo, crédito presumido, diferimento na entrada de máquinas, equipamentos e insumos, além de qual a modalidade que vai incidir em cada venda e operação, seja ela interna ou interestadual.”
Já o segundo painel de destaque, apresentado pela Sedeme, teve como tema a Política de Concessões, voltado a órgãos e entidades da administração pública do Pará. A medida sugere modelos de parcerias que atendam ao interesse público, além de encaminhar ao Conselho Gestor de Parceria Público Privada estudos e projetos para análise. Segundo Máyra Guimarães, da diretoria de concessões da Sedeme:
“Nosso principal objetivo é avaliar os projetos de concessões públicas, proporcionando a sensibilidade e mobilidade de mercadorias para o Pará, obtendo recursos privados destinados para os serviços públicos, gerando assim uma parceria com a iniciativa privada, melhorando a competitividade do Estado.”
O evento
Além disso, a Sedeme também é expositora no evento com estande em parceria com a Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa). Sua participação atua como uma forma de integração e promoção na divulgação dos investimentos e produtos existentes nas mais diversas cadeias produtivas da região Amazônica.
Por fim, em outro estande, o Governo do Estado expõe projetos públicos como a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológico (Sectet), a Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (CODEC), e a Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará), entre outros.
A XV Feira da Indústria do Pará, ou Fipa, aconteceu no Hangar, localizado na Av. Doutor Freitas.
*Foto: Reprodução