estação pinto teles do brt volta a funcionar em jacarepaguá
Cotidiano

Estação Pinto Teles do BRT volta a funcionar em Jacarepaguá

Além da Estação Pinto Teles do BRT, outras duas do bairro voltarão a operar até a semana que vem

Na segunda-feira (4), foi reaberta para passageiros a Estação Pinto Teles, do BRT Transcarioca. O local estava fechado desde março, com o início da pandemia do novo coronavírus, alterando o cotidiano da capital fluminense. Situada na divisa entre os bairros de Jacarepaguá, na Zona Oeste, e Campinho, na Zona Norte, a estação vai operar com o sistema de linhas paradoras.

Sobre isso, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, anunciou que vai reabrir mais duas estações de BRT na área de Jacarepaguá até a semana que vem. Já nesta sexta-feira (8), será reativada a Estação Tanque, e no dia 11, a André Rocha. Também estão sendo implementadas ações de ordenamento e fiscalização em 26 estações.

Estação Pinto Teles – como foi a reabertura

Em sua reabertura, a Estação Pinto Teles teve seus primeiros ônibus saídos dos terminais Alvorada e Fundão logo pela manhã. Além disso, antes de reabrir, o espaço recebeu nova pintura, iluminação interna, com luminárias de LED, e externa, com refletores. Também teve a bilheteria reformada e novos vidros foram instalados. Portanto, toda sua programação visual foi atualizada.

Fiscalização da prefeitura em parceria com o BRT

A reabertura da Estação Pinto Teles e as demais da região fazem parte de uma ação conjunta da Prefeitura do Rio e do sistema BRT para melhoria dos serviços. Sendo assim, pelas próximas duas semanas, a concentração das vistorias será nas 25 estações com maior movimento. Isso inclui a Estação Taquara, em Jacarepaguá.

Equipes

Nestas estações atuam equipes de agentes de diferentes órgãos municipais, como: secretarias de Ordem Pública, Saúde, Assistência Social e Conservação, Comlurb, CET-Rio, Rioluz e subprefeituras.

Vale ressaltar que nestas operações serão distribuídas máscaras aos usuários, além de orientações de acolhimento da população em situação de rua. Também haverá combate ao comércio ambulante e ao calote nas estações, recolhimento de lixo, reforço na iluminação, poda de árvores, reparos da calha do BRT, de calçadas e de travessias e fiscalização do transporte alternativo irregular, entre outras ações.

Vistoria

Na segunda-feira também houve vistoria nas estações Rio 2, Pedro Correa, Curicica, Praça do Bandolim (fechada), Arroio Pavuna (fechada), Vila Sapê e Recanto das Palmeiras.

Na ocasião, a Secretaria de Assistência Social abordou cinco pessoas em situação de rua e realizou dois encaminhamentos para abrigos. Já os ambulantes foram orientados a se regularizarem. Com isso, foram retiradas algumas caixas que estavam nos acessos das estações.

*Foto: Divulgação

Postagens relacionadas

Vacinação em Niterói terá 100 pontos, além de drive-thru no Centro

Município Assessoria

Isolamento social faz cair número de passageiros de ônibus em BH

Município Assessoria

SuperaRJ inicia ajuda financeira a mais de 42 mil famílias do Rio

Município Assessoria

Empresa tem mais a ganhar com legislação de plano de saúde

Município Assessoria

Desmatamento na Amazônia segue alto, apesar da queda em 2023

Município Assessoria

Trilha para pessoas com deficiência e idosos, em Caraguatatuba

Município Assessoria