Estação Junina Pará contará com o espetáculo ‘Uma história das histórias do Boi Bumbá’, com a atriz Ester Sá, entre outras ações, como a ‘Baião de Dois’
Nesta sexta-feira (24), vai ocorrer o projeto Estação Junina no Pará. O evento será para as famílias que visitarem a Estação das Docas, no Dia de São João, o que movimenta o turismo local.
Estação Junina Pará
A Estação Junina Pará terá na edição deste ano um palco montado entre os armazéns 1 e 2. No local, a artista Ester Sá apresentará o espetáculo narrativo Uma história das histórias do Boi Bumbá’, às 17h. Na sequência, a banda Baião de Dois realizará um show, das 18h às 20h. Haverá ainda uma apresentação da quadrilha ‘Os Tancredinhos’ para encerrar a noite em clima de arraial. A programação é gratuita.
Autos de Boi Bumbá
Além disso, com inspiração nos Autos de Boi Bumbá e na obra Boi Bumbá, auto popular, em que o escritor paraense Bruno de Menezes descreve a apresentação de um auto do Boi Bumbá, das décadas de 40 e 50, Ester Sá fará uma releitura poética. O objetivo é despertar a curiosidade e a imaginação das crianças para visitar o passado, e as simbologias desta manifestação cultural.
Já a apresentação do espetáculo narrativo ‘Uma história das histórias do Boi Bumbá’ inicia às 17h e une a brincadeira do Boi, que encanta todas as gerações, à narrativa poética sobre a manifestação. Será um verdadeiro convite e homenagem à vida.
Banda Baião de Dois
Entre 18h e 20h, o público poderá conferir o show da banda Baião de Dois ao palco da Estação Junina. Composta por paraenses, ao longo de algumas formações, o grupo leva muita música ao norte e nordeste do país. Uma das vocalistas, Juliana Franco, revela que o repertório vai transitar por estilos típicos de São João. Isso inclui muito xote, baião, arrasta pé, forró, além de canções atuais, com o intuito de fazer uma apresentação que agradará a todos.
Quadrilha ‘Tancredinhos’
Para encerrar a noite em ritmo de arraial, a quadrilha ‘Tancredinhos’, que jpa tem 39 anos de trajetória, fará uma apresentação especial para o público da Estação das Docas, a partir das 20h. Criada em 1983, a quadrilha tem o nome de Caipirinhas da 36, até 1986, quando foi inaugurada a Praça Tancredo Neves, em Ananindeua, e passou a se chamar então de ‘Tancredinhos na Roça’.
Realização da festa Estação Junina Pará
A ‘Estação Junina’ edição 2022 é uma realização do Governo do Estado por meio da Organização Social Pará 2000, que administra o complexo turístico.
Segundo Ruan Rocha, diretor-presidente da OS Pará 2000:
“Aos poucos seguimos resgatando os projetos que o público da Estação tanto aprecia. Depois de alguns anos sem a nossa quadra junina, estamos muito contentes em poder proporcionar mais esse momento de alegria e festividade aos paraenses e turistas.”
*Foto: Reprodução