Escolher um bom vinho envolve ver as certificações no rótulo
Cultura

Escolher um bom vinho envolve ver as certificações no rótulo

Escolher um bom vinho também é saber de quais ficar longe, segundo sommelier

Quando você a degustar um bom vinho, é porque também aprendeu de quais vinhos deve ficar longe. É o que afirma o sommelier e fundador da Thatcher’s Wine, uma importadora de bebidas.

Como escolher um bom vinho

Para escolher um bom vinho, é preciso considerar quais tipos de uva foram combinados e como a bebida final se alinha a uma comida. Além disso, o preço também deve ser considerado.

Para o sommelier Luciano Mestrich, o amor pelos vinhos acabou se tornando profissão, com um mercado aquecido. Isso porque no Brasil, o vinho está transitando de uma bebida de ocasiões especiais para um componente do dia a dia.

Dicas para escolha de um bom rótulo

Escolher um bom rótulo envolve alguns quesitos. Veja a seguir:

Peça ajuda

Pergunte a um especialista qual o melhor vinho para acompanhar com a comida que irá preparar.  E muitas pessoas comparam a compra de uma garrafa especial à compra de uma peça de arte, por exemplo.

Portanto, esse pensamento corresponde a ir uma especializada em vinhos em vez de se dirigir a seção de vinhos de um supermercado. Todavia, uma loja online também deste ramo pode ser uma boa opção, mas desde que haja alguém a quem você possa explicar o que está procurando.

Pesquise por conta própria

Por outro lado, se você não gosta de pedir ajuda neste caso, a solução é pesquisar bastante. Vale Instagram, Google, resenha de uma sommerlier famoso e assim por diante.

Preste atenção ao rótulo

Muitas pessoas costumam comprar vinho com base no rótulo. Apesar de não ser errado, é preciso olhar para as informações certas.  

Além disso, alguns rótulos apresentam sinais de alerta que devem fazer com que desista da garrafa imediatamente, diz Baker-Briggs. Se você ler que a bebida foi cultivada de maneira sustentável ou que é uma bebida vegana, é um alerta para ficar longe deste tipo de vinho. Isso porque ninguém que produz vinho de qualidade está colocando essas coisas no rótulo.

Certificações

É neste caso que as certificações: orgânica e biodinâmica, listadas no contra-rótulo, geralmente, são sinais de qualidade, diz ele. Entretanto, isso pode significar que o vinho é produzido em massa e não a garrafa especial que você está procurando.

Uma certificação orgânica é algo bastante caro de se obter na França e na Itália, e na União Europeia em geral. Mesmo assim, ainda tem pessoas que correm atrás disso. Porém, se estiver escrito certificado orgânico, provavelmente se trata de uma vinícola maior. Muitos produtores menores não podem pagar por isso

Contudo, o nome do vinhedo no verso da garrafa é um ótimo sinal.

Compre das regiões de valor

Para obter uma boa garrafa de uma região assim é preciso estar atento às bebidas de Bordeaux. E saber que pagará muito caro por uma garrafa dessas.

Já conseguir ter um maior retorno. Portanto, foque em regiões com jovens produtores promissores que estão mudando o universo do vinho.

Áreas de maior altitude

Atualmente, na região de Borgonha, na França, alguns jovens já estão analisando algumas áreas de maior altitude que, anos atrás, eram muito frias para produzir vinho e que agora, com as alterações climáticas, podem ter se tornado um local ideal para o cultivo.

O mesmo vale para a região de Piemonte, na Itália, onde a geração mais jovem está produzindo excelentes rótulos, como: Langhe Nebbiolo, Barbera, Freisa e Dolcetto.

Champagne

Por fim, há valores interessantes em Champagne, onde pequenos produtores de uvas, que tradicionalmente vendiam para companhias como Dom Perignon e Veuve Clicquot, estão começando a produzir suas próprias garrafas.

*Foto: Reprodução/https://br.freepik.com/fotos-gratis/cheiro-de-vinho_5402327.htm#fromView=search&page=1&position=23&uuid=80303bee-dfec-4f5c-89c4-1a98c16644f3

Postagens relacionadas

Cidade das Artes: nova presidente quer abrir espaço para conteúdo próprio

Município Assessoria

Festival de Ópera de Ouro Preto: confira a programação

Município Assessoria

Rede de livrarias fecha metade de suas lojas em shoppings de São Paulo

Município Assessoria

Festival de Música de Jundiaí acontece neste mês

Município Assessoria

Quarteto leva jazz à zona leste de São Paulo

Município Assessoria

Teatro popular é festejado em Canoas (RS)

Município Assessoria