Empresas do Simples reúne o maior ecossistema do Brasil, o que corresponde a 50% dos empregos gerados noa país
Cada vez mais em pauta, a Reforma Tributária está presente em diversos setores da economia. No entanto, um segmento parece ter sido esquecido. Neste caso, as empresas do Regime Unificado do Simples Nacional reúne o maior ecossistema do Brasil, o que corresponde a 50% dos empregos gerados no país.
Para o advogado tributarista Renan Lemos Villela, a busca por um sistema tributário mais justo, eficiente e transparente é essencial para o desenvolvimento do país e para o bem-estar da sociedade.
Empresas do Simples
Sendo assim, é de extrema importância que as pessoas tenham em mente que os efeitos da Reforma Tributária sobre as empresas do Simples, a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), através da Superintendência da FIEB e os conselhos Fiscais (Caft) e da Pequena Empresa Industrial (Compemi) realizaram, na manhã de ontem (28), um encontro com especialistas e convidados.
Impacto da Reforma Tributária no Simples
A abertura contou com painel de Cinthia Freitas e Matheus Mendonça, advogados da Gerência de Relações Institucionais da FIEB, que abordaram os aspectos gerais da Reforma Tributária. Na sequência ocorreu a palestra de Daniel Castillo, especialista em Direito Tributário e conselheiro do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF).
O evento acabou com uma apresentação de Valmir Amorim, especialista em tributação da IOB, que apresentou aos participantes um simulador de impostos para empresas incluídas no Simples.
Além disso, há situações em que pode haver a torção da carga tributária, o que pode acarretar na necessidade de as empresas do Simples avaliarem melhor as possibilidades de planejamento tributário.
Em suma, a Reforma engloba o Regime Unificado do Simples Nacional. Entretanto, elas vão precisar ficar mais atentas, uma vez que há a possibilidade de opção de recolhimento dos tributos que foram criados – IVA Dual, CBS ou IBS – por dentro ou por fora do sistema, explica um dos especialistas.
Em 2027
Vale destacar que os impactos da Reforma sobre companhias do Simples Nacional ocorrerão a partir de 2027, sobretudo as indústrias optantes deste regime.
Inclusão
Por fim, o evento também abordou como poderá haver a inclusão dos mais diversos portes de empresas neste debate acerca da Reforma Tributária. Além disso, ela pode impactar as micro e pequenas empresas industriais. Portanto, é preciso entender isso e apoiá-las nesta transição.
Fonte: Foto de wayhomestudio na Freepik