Descarte de lixo em Jaboatão: Prefeitura requalifica pontos irregulares
Cotidiano

Descarte de lixo em Jaboatão: Prefeitura requalifica pontos irregulares

Descarte de lixo em Jaboatão teve primeira ação realizada ontem (24); e estão previstas intervenções em 38 locais

A Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife realizou nesta semana uma ação para requalificar pontos irregulares de descarte de lixo. A primeira intervenção ocorreu em um terreno de cerca de 800 metros quadrados, na rua Coronel Roberto Pessoa Ramos, no bairro de Massaranduba.

Descarte de lixo em Jaboatão

Ao todo, 38 pontos críticos de descarte de lixo em Jaboatão, contendo resíduos sólidos serão requalificados. Tal iniciativa é liderada pela Secretaria de Infraestrutura, através da Secretaria Executiva de Serviços Urbanos, com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente e da Empresa Municipal de Energia e Iluminação Pública (Emlume).

Como será feita a requalificação

O espaço, que antes era ocupado por sacos de lixo, restos de construção, pneus velhos e outros entulhos, agora foi revitalizado e recebeu serviços de limpeza, capinação, pintura colorida com elementos da natureza e iluminação em LED.

Além disso, a intervenção contou com o plantio de 30 árvores, onde mudará o cotidiano da comunidade para um ambiente mais agradável e que resulta na melhora da qualidade do ar e redução da temperatura.

A revitalização contou com a instalação de duas grandes caixas coletoras: uma para lixo domiciliar e outra para entulhos. Todavia, a parte de confinamento de entulhos está separado por gradil e funcionará diariamente, das 6h às 18h.

A prefeitura será responsável por monitorar e orientar os moradores sobre o correto descarte de lixo. Porém, a coleta manual da área continua, seguindo o cronograma definido para o bairro, onde ela é diária.

Campanha educativa

Por sua vez, equipes da Prefeitura também realizaram uma campanha educativa, a fim de conscientizar moradores, comerciantes e transeuntes sobre a importância de depositar o lixo no local correto e respeitar o horário da coleta nas vias.

Isso tudo vai evitar que tenha a proliferação de insetos e animais, como ratos e escorpiões, afetando assim a saúde pública e o bem-estar da comunidade.

Além disso, quando não há o descarte adequado pode resultar na água que escorre do lixo e é levada pelas chuvas até rios, lagos e córregos, poluindo o meio ambiente e impactando na qualidade de vida da população.

Como denunciar

Caso a população identifique locais de descarte irregular de lixo, pode denunciar à Secretaria Executiva de Serviços Urbanos, pelos telefones: 81 9.9937-3476 (Whatsapp) e 3134-9258.

*Foto: Reprodução/https://br.freepik.com/fotos-gratis/mulher-com-roupas-casuais-carregando-uma-caixa-de-reciclagem-reutilizavel_12780915.htm#fromView=search&page=1&position=1&uuid=873ed95b-f08c-4df4-ad23-2b93dc8c5980

Postagens relacionadas

Municípios da Bahia voltam a ter casos ativos de coronavírus

Município Assessoria

UPAs de Maceió: casos de síndrome gripal aumentam em mais de 240%

Município Assessoria

FIA F3: Bortoleto amplia vantagem para 24 pontos

Município Assessoria

Gincana do Caminhoneiro chega a São Luis dia 3 de novembro

Município Assessoria

Hemocentros de Santa Catarina precisam de doações de sangue

Município Assessoria

Araraquara prorroga campanha de vacinação contra gripe

Município Assessoria