Curitiba estreita laços com Espanha
Política

Curitiba estreita laços com Espanha em reunião no Parque Barigui

Curitiba estreita laços com Espanha e assim reforça parcerias nas áreas culturais e de inovação

Os laços diplomáticos e parcerias nas áreas culturais, de educação e inovação entre Curitiba e Espanha foram reforçados, na última quarta-feira (19/4), durante reunião entre o prefeito Rafael Greca e a embaixadora da Espanha no Brasil, María del Mar Fernández-Palacios. O encontro oficial, de ordem política, ocorreu no escritório do prefeito na Secretaria Municipal do Meio Ambiente, no Parque Barigui.

Curitiba estreita laços com Espanha

Acompanhado da primeira-dama Margarita Sansone, Greca explicou como Curitiba estreita laços com Espanha. Isso se dará através do funcionamento do sistema de transporte público da capital paranaense, com o BRT (Bus Rápid Transport), modelo de canaletas exclusivas de ônibus exportado por Curitiba para mais de 200 países, e como a cidade está caminhando para a nova era da eletromobilidade no transporte público.

Planejamento

Já o planejamento desenvolvido pelo Ippuc (Instituto de Pesquisa e Planejamento de Curitiba) desde 1965, e que deu a orientação urbanística da cidade, também foi detalhado pelo prefeito à embaixadora da Espanha, afirmou Greca.

“Agora no mês de março inauguramos a Pirâmide Solar do Caximba, onde antes funcionava um aterro sanitário. Curitiba investe em energias renováveis e soluções inteligentes para a população.”

Vale destacar que esta é a primeira vez que a embaixadora visita Curitiba.

“A cidade é muito bonita. Antes de eu vir para cá, já conhecia a fama de Curitiba, de cidade-modelo. Vocês são uma inspiração para outras cidades do mundo.”

Ela foi indicada como embaixadora da Espanha no Brasil em maio de 2022 e é a primeira mulher a assumir este cargo.

Inovação

Durante o encontro, o prefeito também explicou a parceria que Curitiba possui com a Fira Barcelona, instituição responsável pelo Smart City, congresso que reúne as cidades mais inteligentes do mundo. A edição deste ano em Curitiba teve recorde de público, com 15 mil visitantes.

Sendo assim, diante desse número, o Smart City Expo de Curitiba se tornou o segundo maior evento chancelado pela Fira Barcelona no mundo, atrás apenas do Smart City World Congress de Barcelona (Espanha), disse o prefeito. 

“Esta visita oficial é pela grande relação que Curitiba tem com a Espanha. Seja pela Fira Barcelona, seja pelo curso de espanhol que já atende mil curitibinhas nas escolas públicas do município, seja pelo intercâmbio cultural com a cidade, seja pelo trabalho no Pavilhão Étnico, com as danças típicas da Espanha no coração de Curitiba. Viva Curitiba e arriba Espanha.”

Acompanhantes da reunião

Também acompanharam a reunião o cônsul-geral da Espanha em São Paulo, Miguel Gómez de Aranda; a secretária de Trabalho, Imigração e Segurança Social da Embaixada da Espanha, María Dolores Segura de la Encina; a diretora do Instituto Cervantes, Rosa Sanchez-Cascado Nogales; a cônsul da Espanha em Curitiba, Blanca Hernando Barco; a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro; a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila; e o assessor-chefe de Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba, Rodolpho Zannin Feijó.

*Foto: Reprodução/Flickr (Márcio Geraldo)

Postagens relacionadas

Prefeito de Valinhos entrega novo prédio do programa Melhor em Casa

Município Assessoria

500 mil alunos da rede estadual de Goiás podem ficar sem aulas

Município Assessoria

Cervejaria Backer obtém aval para produzir álcool em gel

Município Assessoria

Maranhão declara Toada de Humberto de Maracanã patrimônio imaterial

Município Assessoria

Loteria estadual em SP: Deputados aprovam criação

Município Assessoria

Famílias de Belém esperam por saneamento básico desde 2006

Município Assessoria