conheça os homenageados do festival de gramado 2020
Cultura

Conheça os homenageados do Festival de Gramado 2020

Festival de Gramado 2020 vai homenagear a cineasta Laís Bodanzky e o ator Marco Nanini, com o Troféu Eduardo Abelin e o Troféu Oscarito, respectivamente

O Festival de Gramado deste ano, assim como outros eventos do setor de cultura audiovisual, será feito online. É o caso do Festival Finos Filmes, que ocorreu entre o final de junho e início de julho. E como todos os anos, ele também será transmitido pelo Canal Brasil e por streaming.

Em 2020, será a 48ª edição do festival. Nesta semana, a organização anunciou os curtas-metragens brasileiros (CMB) selecionados e os nomes dos homenageados com o Troféu Oscarito e Troféu Eduardo Abelin.

Festival de Gramado 2020

O Festival de Gramado 2020 vai premiar 14 títulos de oito estados e Distrito Federal que foram selecionados entre 428 obras inscritas. A distribuição entre os estados foi a seguinte: Rio de Janeiro com quatro filmes, São Paulo com três, e Alagoas, Amazonas, Distrito Federal, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Sul, com um título cada.

A Comissão de Seleção foi constituída pela crítica de cinema, roteirista e jornalista cultural Lorenna Montenegro, pelo consultor, roteirista e diretor Frederico Pinto, pela diretora e roteirista Juliana Antunes, e pela roteirista, diretora e pesquisadora Rosa Miranda.

Em entrevista ao Correio do Povo, Juliana Antunes afirmou:

“Importante garantir a realização de um festival tão respeitado quanto o de Gramado. A transmissão pela televisão e por streaming alcança quem não iria ao Festival e isso é muito importante para realizadores que terão o trabalho divulgado em um ano com tão pouca divulgação. Sobre a seleção, a Comissão pensou em uma cartela de filmes que incluísse mulheres, jovens diretoras e diretores, que fosse diversa, com temáticas e realizadores que fugissem da lógica capitalista e heteronormativa. Olhamos também para trás da tela, para um cinema não tão branco e masculino. Claro, analisando sempre o fazer cinematográfico.”

Categorias

Os títulos anunciados concorrem em dez categorias: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Roteiro, Melhor Fotografia, Melhor Montagem, Melhor Trilha Musical, Melhor Direção de Arte e Melhor Desenho de Som.

Além do disputado Kikito, o Melhor Filme recebe R$ 6.500,00 em dinheiro e os demais R$ 1.000,00 cada.

Já os CMB serão exibidos na grade linear do Canal Brasil e ficarão disponíveis por 24 horas por streaming.

Os homenageados

Na edição deste ano, os homenageados contribuíram muito para o cinema nacional. Quem receberá o Troféu Eduardo Abelin será a diretora de cinema Laís Bodanzky. Ela dirigiu os premiados filmes O Bicho de Sete Cabeças” (2000) e “Como Nossos Pais” (2017) e hoje é a diretora-presidente da Spcine. Além disso, coordenou por mais de 10 anos projetos sociais de audiovisual, como o Tela Brasil (exibição itinerante de filmes nacionais), um programa de educação audiovisual em diversas comunidades do Brasil, e o Tela BR, um curso de educação audiovisual à distância.

E o Troféu Oscarito, que é a mais tradicional honraria entregue pelo Festival de Gramado, será concedida ao ator, diretor e produtor Marco Nanini. Conhecido por muitos trabalhos tanto nas telonas, como na TV e teatro, Nanini estreou no cinema no mesmo ano da primeira edição do evento, em 1973, no longa-metragem “As Moças Daquela Hora”.

Todavia, em 1969, já havia trabalhado em novelas e espetáculos teatrais. Em sua trajetória artística soma-se quase 100 projetos no decorrer dos últimos 50 anos. Em 2019, ele foi bastante elogiado pela crítica nacional e internacional por encarnar Pedro, personagem de “Greta”, produção dirigida por Armando Praça. O filme foi exibido no Festival Internacional de Cinema de Berlim e teve sua estreia nacional no Cine Ceará, em que levou três troféus Mucuripe, incluindo a categoria de Melhor Ator para Nanini.

Em breve, a organização dará mais informações. Para conferir os curtas-metragens selecionados, acesse o site oficial do evento por aqui.

*Foto: Divulgação

Postagens relacionadas

Zumbi dos Palmares: Lavagem da estátua é patrimônio cultural no RJ

Município Assessoria

Fiesp exibe mostra de gravuras de art noveau do artista Alfons Mucha

Município Assessoria

Cinema São Luiz foca na cena independente pernambucana

Município Assessoria

Abertura da Flimar contou com presença de Gilberto Gil

Município Assessoria

Carnaval Jundiaí 2022: confira porque não haverá a festividade

Município Assessoria

Dia Mundial da Criatividade em Lavras: município celebrará data

Município Assessoria