Conferência Municipal da Cidade: Jundiaí sedia sexta edição
Política

Conferência Municipal da Cidade: Jundiaí sedia sexta edição

Conferência Municipal da Cidade ocorreu no Espaço Expressa (Complexo Fepasa)

Na semana passada, a Prefeitura de Jundiaí sediou a sexta Conferência Municipal da Cidade, no Espaço Expressa (Complexo Fepasa). O evento teve apoio da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA).

Conferência Municipal da Cidade

O tema da Conferência Municipal da Cidade deste ano  girou em torno da construção de uma política nacional de desenvolvimento urbano e isso inclui quais são os caminhos viáveis para a construção de cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social. A Conferência Municipal é uma das etapas da Conferência Nacional de Cidades.

Luiz Fernando Machado, gestor da cidade do interior paulista, diz que a conferência municipal se conecta diretamente ao Plano Municipal de Desenvolvimento Urbano brasileiro. Sendo assim, é possível que as propostas apresentadas se tornem referências para os municípios envolvidos, o que reflete diretamente na qualidade de vida das pessoas. Vale destacar também que tal iniciativa deve gerar emprego e renda, como também uma cidade com qualidade de vida mais digna. Portanto, isso tudo reflete ainda na educação das crianças, e um bom atendimento de saúde para toda população.

Desafios

Já em relação aos Desafios do Desenvolvimento Urbano Sustentável, é preciso ter soluções de habitação, bem como ativação do Centro Histórico e resgate de atributos naturais do território no desenho urbano. Além disso, também deve abranger uma articulação e integração às diferentes políticas urbanas de modo transversal. Também é necessário incorporar a formulação das questões locais e regionais, mas também depende de uma participação social e política ativa para que o país possa fortalecer a sua democracia e construir cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social.

Participação da sociedade

Por outro lado, a participação da sociedade na elaboração de políticas públicas é de grande importância para que tenha uma conexão de fato entre gestão política e a cidade como um todo.

Eleição dos delegados

O evento contou ainda com a eleição dos delegados para a Conferência Estadual das Cidades e apresentação das propostas a serem levadas para a análise na Conferência Estadual das Cidades.

Estiveram presentes também Gustavo Maryssael, Gestor da Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC), Aloysio Queiroz, Gestor da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT), além de parlamentares.

*Foto: Reprodução/https://www.flickr.com/photos/90123903@N06/15832485075/in/photolist-q84CdB

Postagens relacionadas

Salário educação: entenda novo repasse de quotas

Município Assessoria

Conselhos Municipais de Saúde: Itatiaia sedia reunião

Município Assessoria

Projeto Mãos Dadas: Mariana recebe emendas do governador

Município Assessoria

Cervejaria Backer obtém aval para produzir álcool em gel

Município Assessoria

Eletrobras acode Amapá e privatização é esquecida novamente

Município Assessoria

Bolsa Jovem: Iniciativa de Alagoas é voltada a estudantes

Município Assessoria